Parecia dia de clássico. Muitas pessoas no entorno do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, entoando cânticos do XV de Piracicaba. A diferença é que estavam todos imbuídos num único espírito, a de promover união entre brasileiros e sul-coreanos. Na noite de sexta-feira (28), a grande maioria do público estava usando as camisas comemorativas do jogo para assistir ao evento.
Os portões foram abertos às 18h e, meia hora depois as atrações artísticas começaram no palco montado atrás do gol. Foram shows do grupo de pagode Katinguelê, do cantor Rick da dupla Rick e Renner, artistas locais e alunos sul-coreanos, que mostraram um pouco da cultura do país asiático. O comando do palco ficou por conta do radialista/ apresentador Ari Jones, da Rádio Difusora.
Os times do XV de Piracicaba e Jeonbuk Hyundai FC entraram em campo pontualmente às 20h horas. Fizeram a habitual reverência ao público e foram respondidos com aplausos. Depois da execução dos respectivos hinos nacionais e troca de flâmulas, pose para fotos.
Finalmente chegou a hora da bola rolar. A torcida quinzista abriu o bandeirão em forma de camisa do alvinegro com os dizeres “bem vindos”, em coreado, ao lado da marca Hyundai. Como resposta, os torcedores sul-coreanos levantaram e cantaram músicas do time. O Nhô Quim, que veio a campo com um time misto, foi logo pra cima. Aos 21 minutos abriu o placar após cruzamento pela esquerda e a cabeçada certeira de Marcus Vinícius. Antes ainda do final do primeiro tempo o meia Marlon deu belo drible pela direita e cruzou na cabeça de João Paulo Garcia, que ampliou o placar.
No intervalo de jogo o grupo de 60 estudantes coreanos que estão em Piracicaba para trabalhos voluntários fizeram uma apresentação especial, que animou e levantou a torcida na arquibancada. Na sequência, com a presença de diretores da Hyundai, secretários municipais, presidente da CAOA – Carlos Alberto Oliveira Andrade, e do deputado Roberto Moraes, o presidente da Hyundai Brasil, Seoeng-Bae Kim começou seu discurso com um “boa noite a todos” em português. Auxiliado pelo intérprete Alex Kim, ele agradeceu o carinho da torcida e a hospitalidade do povo piracicabano com os jogadores e estudantes asiáticos. “Essa atividade de voluntários serve como base para o estreitamento de relações entre Brasil e Coréia do Sul”, disse Mr. Kim, encerrando novamente em português: “muito obrigado”.
“A parceria entre Hyundai e Piracicaba é muito importante para a cidade. A fábrica, que está em fase de construção, gerará muito empregos e contribuirá ao progresso do município”, ressaltou Barjas Negri.
Antes de encerrar o intervalo do jogo, Mr. Kim entregou ao prefeito uma doação de R$ 50 mil destinada às entidades assistenciais. Em seguida, o presidente do Jeonbuk, Chul Kun Lee, fez deu o cheque de R$ 50 mil, referente a venda das camisas, ao presidente do alvinegro, Beltrame. Mr. Lee recebeu ainda uma placa comemorativa ao jogo.
Na volta para o segundo tempo os coreanos se animaram. Logo aos 7 minutos o grandalhão Jung Hoon recebeu a bola dentro da área e tocou no canta esquerdo do goleiro Neto: 2 a 1. No último minuto de jogo o brasileiro Luiz Henrique aproveitou o rebote e bateu forte na entrada da área, dando números finais ao jogo: 2 a 2.
“Este jogo, além de estreitar os laços entre sul-coreanos e piracicabanos, serviu para que a Hyundai conheça a tradição do XV para que no futuro possa ser feito uma parceria/ patrocínio”, disse José Antônio de Godoy, secretário de Governo. “Piracicaba mostrou que está de braços abertos para os coreanos, que instalarão uma fábrica na cidade e colaborarão muito no seu progresso. Este evento foi também para nos unir em torno do esporte e do lazer”, acrescentou Pedro Mello, secretário de Esportes.