O Sesc Piracicaba realizou na tarde de hoje o lançamento regional do Dia do Desafio, promovendo debates sobre a importância da prática esportiva e o real sentido do Desafio proposto, que no Brasil acontece há mais de 12 anos, na última quarta-feira do mês de maio, quando se propõe que as pessoas parem por 15 minutos e pratiquem alguma atividade física. Neste ano, o evento terá como tema “Esporte por uma comunidade ativa”.
Para debater a questão, para uma platéia formada por representantes de diversas cidades da região, bem como militantes da qualidade de vida, foram convidados Pedro Antônio de Melo, secretário municipal de Esportes de Piracicaba; Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano e Júlio Filgueiras, secretário municipal de Esportes de Guarulhos e presidente da Associação Nacional dos Secretários de Esportes, além da professora Érica Dutra, que mediou o debate.
Na oportunidade, Maria Luiza explanou sobre a origem do Chalenge Day (Dia do Desafio) e como este evento cresce anualmente no mundo e no Brasil no decorrer de sua trajetória. Na última edição obteve a participação de 2867 cidades no mundo.
Filgueiras ressaltou que o maior desafio estabelecido não é ganhar da cidade que se compete, mas é extrapolar a última quarta-feira do mês de maio e sensibilizar as pessoas para que a atividade física se torne prática cotidiana, com clara intenção para melhora da qualidade de vida das pessoas.
Mello explicou os diversos benfícios da prática de atividade física para a saúde, segurança pública e inclusão social e ainda explanou sobre dificuldades para a realização de eventos como Jogos Regionais, bem como o que isto proporciona para a cidade.
Ao fim do debate foram entregues os certificados para algumas entidades e instituições que se destacaram em cada segmento pelo qual participaram, bem como para a participação individual.
O Challenge Day
O Dia do Desafio ou Challenge Day tem origem no Canadá, no ano de 1983, pela ParticiAction e atualmente é difundida pelo mundo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa). No Brasil, desde quando chegou, tem a parceria do Sesc e, desde 2000, o mesmo Sesc coordena as atividades em todo o continente americano.
O Dia do Desafio, que visa a integração dos munícipes e das cidades participantes, bem como o estímulo à prática de educação física, reúne para uma disputa saudável, municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes. Quem realizar a atividade por pelo menos 15 minutos, deve comunicar sua participação ao Sesc ou a Prefeitura Municipal.