No mês de julho, 110 trailistas de Piracicaba regularizaram as atividades junto à Prefeitura por meio da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda). Destes, 63 aderiram ao programa de Microempreendedor Individual (MEI).
Os dados fazem parte do levantamento mensal apresentado pelo setor de economia informal. Entre os dias 1º e 31, o segmento realizou 808 atendimentos, sendo 46 para recadastramento, 17 novos cadastros, 69 cancelamentos, 566 orientações gerais e 110 regularizações de trailistas.
MEI – Para quem trabalha sozinho e possui rendimentos anuais de até R$ 60 mil, a inscrição e formalização como MEI traz vantagens e alguns pontos de atenção. Uma das principais corresponde ao fato de obter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), Inscrição Estadual e Inscrição Municipal.
Estas inscrições possibilitam, por exemplo, a abertura de conta bancária e a obtenção de empréstimos. Após a obtenção destes cadastros, o MEI pode emitir notas fiscais de venda de produtos ou prestação de serviços.
2017 – No acumulado do ano, a economia informal já realizou 3.384 atendimentos. Atualmente, a cidade conta com 345 ambulantes ativos, sendo 250 com postos fixos, sete do Taxi Mirim e 88 itinerantes.