Modelo de atividade enviada pela professora de artesanato. Alunos são orientados a usar os materiais que tem em casa para não terem que sair às compras e quebrar o isolamento.

Todas as atividades que são oferecidas presencialmente estão sendo realizadas remotamente

Piracicaba, 14 de agosto de 2020 – Considerados grupos de risco, os idosos foram os primeiros que foram aconselhados a ficar em casa no início da pandemia e os serviços destinados a eles foram os primeiros a ter atividades interrompidas presencialmente e sem data para retornar.

Fotos de resultados enviadas pelas alunas

Mas os frequentadores da Estação Idoso, mesmo sem se reunirem diariamente para atividades diversas, continuam tendo a oportunidade de participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por meio de grupos específicos para cada atividade que existia presencialmente no local.

Aulas de artesanato, terapia ocupacional, coral, ginástica cerebral e atividades físicas já começaram a ser enviadas pros usuários via whatsapp no final de março. Conforme explica Iriana Libardi, coordenadora da Estação, a alternativa começou a ser pensada inspirada na Secretaria de Esportes Lazer e Atividades Motoras que mantém aulas diárias pros usuários do Programa de Atividades Motoras da pasta. “Aí a professora de artesanato já gostou da ideia e nós começamos a formar os grupos de acordo com os inscritos em cada atividade quando ela acontece de forma presencial.”

Fotos de resultados enviadas pelas alunas

Iriana explica que os idosos responderam muito bem às atividades e sempre deixam claro nos comentários enviados nos grupos a importância desta manutenção, mesmo remota, para atravessar a quarentena. “Nosso serviço tem como objetivo oportunizar a Convivência e o Fortalecimento de Vínculos e estamos conseguindo de alguma forma atender nosso público e ainda garantir a convivência comunitária, porque eles mostram a atividade um para o outro, conversam, mantém a mente ativa”. A usuária Vanda Granuzzio, que participa das aulas de artesanato, revela sua emoção em poder ainda ter acesso às atividades em depoimento no grupo. “Obrigada professora por dedicar esse tempo especial pra nós. Fico emocionada de ver que a cada semana vocês surpreendem mais com lindos trabalhos.”

As atividades físicas e a ginástica cerebral são enviadas diariamente para os grupos, que tem 244 e 32 idosos respectivamente. As atividades de artesanato são enviadas às terças de manhã e às terças e quintas à tarde a professora fica disponível para tirar dúvidas e receber fotos dos trabalhos realizados pelos 78 idosos que estão no grupo. No coral são enviados vídeos com atividades para aquecimento de voz, com separação de soprano, contralto e tenor e os 49 idosos já treinaram as músicas Tudo o que se quer, Saber Viver e Garota de Ipanema durante a pandemia. O grupo de terapia ocupacional, formado por 48 idosos, recebe as atividades às quartas pela manhã e tem as quartas à tarde e às sextas de manhã para interagir com o restante do grupo e dar a devolutiva.

Estação Idoso – A Estação Idoso José Nassif é um serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom). Seu objetivo é beneficiar o público-alvo por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. A Estação conta também com a parceria da Selam.

O barracão que abriga o serviço está localizado no Localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076