Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Em iniciativa inédita, Prefeitura firma contrato para uso de mão de obra carcerária

Detentos em regime semiaberto já realizam serviços gerais no prédio do Centro Cívico

Por CCS / Publicado em 25/06/2024
Tempo de leitura: 2 minutos.
Iniciativa auxilia no processo de ressocialização do detento

Em iniciativa inédita, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), firmou o contrato que estabelece parceria entre a Penitenciária de Piracicaba ASP Luis Ricardo Jokc Stoduto e a Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap) para fornecimento de mão de obra carcerária no Centro Cívico, prédio da Prefeitura.

A resolução foi publicada no Diário Oficial Nº 13.775 (17/06/24), e define que os detentos em regime semiaberto serão destinados a realização de serviços gerais, como reparos, pinturas, serviços de elétrica, hidráulica e jardinagem. O investimento é de R$ 53.520,48.

Ao todo, seis detentos em regime semiaberto fazem parte do projeto, e são remunerados pelos dias trabalhados, por meio da modalidade Mão de Obra Direta (MOD), que tem como base o Salário Mínimo Nacional vigente, constituindo a Bolsa Auxílio. 

Esta é a primeira vez que a Prefeitura firma este tipo de contrato, previsto na Lei de Execuções Penais (LEP), sendo a Semad a primeira secretaria a colocar o projeto em prática. “Essa iniciativa é interessante porque os detentos recebem capacitação profissional para desempenhar as atividades descritas no contrato, auxiliando no processo de ressocialização e remição da pena por bom comportamento”, explica Luis Fernando Dagnone Cassinelli, titular da pasta.

Cassinelli comentou que os trabalhos já foram iniciados no Centro Cívico e ressaltou ainda que o projeto gera benefícios para toda a comunidade. “Além de viabilizar a recolocação do detento no mercado de trabalho, este modelo de trabalho ajuda na criação de renda para os detentos e suas famílias, ajudando a reduzir a pobreza”, destacou.

Detentos em regime semiaberto já estão sendo destinados a realização de serviços gerais no prédio

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.