Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a exposição Batom, Lápis e TPM realizará a sua 10ª edição neste ano, somente com trabalhos feitos por mulheres (cartuns, caricaturas, charges, ilustrações, HQs e tiras). A abertura ocorre nesta sexta-feira, dia 6, às 19h, no Museu do Açúcar, no Engenho Central, com apresentação musical de Patrícia Ribeiro. O evento é gratuito.

Trabalho de Synnove Hilkner

Foram selecionados 85 trabalhos de 39 artistas do Brasil, Belarus, Bulgária, Colombia, Egito, Irã, Itália, Polônia, República Tcheca, Rússia, Túrquia e Ucrania. Quatro das artistas são piracicabanas, sendo elas: Elisângela Mathias, Estela Menegalli, Eliete Rossi e Mirilu Trevisan.

Neste ano, a homenageada será a cartunista e ilustradora Mariza Dias Costa, que morreu no ano passado. Embora morasse no Brasil, a artista nasceu na Guatemala. Ela recebeu o prêmio “3ª Mostra de Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro” em 1974 e ilustrou a coluna “Diário da Corte” de Paulo Francis, da Folha de São Paulo. Além disso, já houve pararelas dela no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2017.

“A mostra é uma grande oportunidade para as mulheres demonstrarem os seus talentos e manisfestarem suas opiniões através de desenhos e esculturas. É uma resposta à universalização masculina de que as mulheres podem ocupar espaço seja onde for”, comenta Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo.

Trabalho de Mariagrazia

Batom, Lápis e TPM integra a programação do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

SERVIÇO – Exposição “Batom, Lápis e TPM”. Exposição aberta de 06/03 a 05/04. Visitas: de terça a sexta, das 10h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Entrada gratuita. Informações: 3403-2620.