O Dia Mundial e Municipal do Karatê-Do foram comemorados em grande estilo na última sexta-feira (23) no Ginásio Municipal de Lutas e Artes Marciais Walter Ferreira da Silva – vereador Pira, no bairro Jaraguá. Com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Câmara de Vereadores, o evento contou com a participação de atletas, professores, mestres e alunos das academias de Piracicaba e região.
Durante reunião soleneconduzida pelo vereador Pedro Kawai, autor do decreto legislativo 59/2014 que instituiu comemoração ao Dia Municipal do Karate-Do em Piracicaba, sete pessoas ligadas ao karatê, entre dirigentes e atletas por indicação do recém formado conselho de kodansha (mestres introdutores da modalidade no municipio), em parceria com a Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Esportes, foram homenageados. Profissionais, alunos e um grande público estiveram presentes na solenidade que contou com uma execução de técnicas em homenagem ao karatê (kata e kumite) com a participação de toda comunidade de karatecas presentes no evento, entre eles, alunos da Associação Sindrome de Dowl – Espaço Pipa, Casa do Amor Fraterno, Clube dos Empregados da Caterpillar e da Família Lima (Bel e Fabi) sob orientação dos senseis Lair Roberto Moretti, Marcelo Kraide, Vlamir Silva, Oeberson Lima, Diego Spigolon e Natalia Brozulatto.
O vereador ressaltou que a modalidade é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. "Ele forma cidadãos; aqueles que aprendem a filosofia do karatê se tornam pessoas melhores. Para a solenidade, foram escolhidos representantes dos cinco pilares do karatê existentes em Piracicaba, os que se destacaram e também dirigentes. É motivo de muito orgulho para mim homenageá-los", disse.
O professor Vlamir Edson Marques da Silva afirmou que a noite era de alegria, mas se emocionou ao falar sobre o falecimento de Kazunori Yonamini, que fundou e presidiu o Shidokan Brasil e foi homenageado durante a solenidade com um minuto de silêncio.
O legado de Yonamini também foi enaltecido pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, que ao fazer uso da palavra, parabenizou Kawai pela homenagem e por ela ser realizada "no templo das lutas de Piracicaba". “O evento foi um momento histórico para o karatê piracicabano, reunindo os grandes mestres e precursores da modalidade em Piracicaba, academias, atletas e alunos”, ressaltou.
Um dos sete homenageados, Diego Spigolon observou que o esporte em Piracicaba vem se destacando nos últimos anos. Ele é um dos treinadores da seleção brasileira de karatê e técnico e marido da karateca piracicabana Natália Brozullatto, medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Toronto do Canadá, outra homenageada da noite. "Piracicaba vem se efetivando como um grande centro de karatê profissional", disse Spigolon.
Também foram homenageados Luiz Antonio Chorilli, Sérgio Augusto Paes da Silva, Marcolino Malosso Filho, Daniel Pereira Ramiro e Seijun Kanashiro. Além de Kawai, Johnny e Vlamir, compuseram a mesa diretora dos trabalhos os professores Antonio Mantelatto, Julio Takashi Kawaguchi, Lair Moretti, Miguel Carmo de Carvalho e Evanildo Lima, representando José Otávio Spiglon.
Com informações de Rebeca Paroli e Paulo Ricardo dos Santos (Departamento de Comunicação da Câmara)