Piracicaba recebeu entre os dias 10 e 11 de dezembro, o exame de faixas pretas e curso de arbitragem, ambos realizados pela CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing), com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).
A programação teve início no sábado (10) no anfiteatro do prédio do Centro Civico com a realização do curso teórico de arbitragem de kickboxing seguindo as regras WAKO (World Association of Kickboxing Organizations), entidade que regulamenta e rege a modalidade no mundo. O evento contou com a participação de 65 alunos que foram orientados por Rodrigo Serrão e Wilson Trindade, delegados de arbitragem da CBKB.
Ainda no sábado, no Ginásio de Esportes Garcia Neto ocorreu o exame de faixas pretas. Na ocasião, foram avaliados 40 atletas de várias cidades e estados do Brasil. Já no domingo (11) teve prosseguimento o curso de arbitragem, com a parte prática no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas.
De acordo com a CBKB, foram dois dias de capacitação para atletas, professores e árbitros, promovendo assim, o desenvolvimento da modalidade em toda a região.
Os eventos foram acompanhados pelo secretário municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, e pelo presidente da CBKB e da WAKO PANAM (Panamerican Kickboxing Confederation), Paulo Zorello, além do coordenador das modalidades de lutas e artes marciais da Selam, Ronaldo Lucentini.