Representada por uma comitiva formada pelo secretário de Saúde, Filemon Silvano, e 12 coordenadores de diversos departamentos, a Prefeitura de Piracicaba deu início hoje, 15/03, a sua participação no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), que acontece em São Pedro até a sexta-feira, 17/03.
Secretário de Saúde, Filemon Silvano, lidera comitiva de Piracicaba durante Congresso Estadual
Em decorrência da pandemia da Covid-19, após dois anos, o congresso voltou a ter formato presencial e traz como tema 35 Anos do SUS: Caminhos para Equidade, Universalidade e Integralidade na Conjuntura Atual, além disso, contará também com a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 12º Prêmio David Capistrano. Nos três dias do evento são esperados mais de 3.000 visitantes, além de congressistas e expositores, que participam dos debates, cursos de qualificação, reflexões e encaminhamentos que envolvam a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os 645 municípios paulistas.
Pelo Congresso ser reconhecido como um dos mais importantes na área da Saúde Pública do país, a SMS está com equipe em todos os cursos e fóruns de discussão nas áreas de Atenção Básica e Secundária (Especialidades), Assistência Farmacêutica, Saúde Bucal, Atenção Psicossocial (RAPS), Serviço de Avaliação e Controle (SAC), Auditoria e Administrativo. "Estamos vivendo um momento novo na saúde em nível nacional. Aqui estão sendo discutidas ações e parcerias com médicos e clínicas particulares para realização de exames e consultas, criação e fomento de consórcios intermunicipais de saúde, inovações tecnológicas, além da atualização quanto às novas leis que regem o setor público. Destaco que ficamos surpresos por ver estas ações em destaque, pois elas já norteiam nossas ações e já caminham para implantação enquanto muitos municípios não conhecem estes projetos", destacou Filemon Silvano.
Filemon Silvano durante curso sobre os principais sistemas de informação SUS, proferido por Francisco Torres Troccoli, médico da Secretaria de Saúde de São Paulo
Entre os temas a serem abordados estão: Contratação de Serviços de Saúde no SUS: aspectos legais, modalidades, planos operativos e prestação de contas; Covid longa: (re)conhecer para cuidar – desafios e possibilidades para a Atenção Básica; Dispositivos da Regulação Assistencial; Gestão Compartilhada da Rede de Cuidados; Atenção Básica – prioridades do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para os próximos 4 anos; Desafios para uma Política Nacional de Atenção Especializada; Financiamento tripartite do SUS: o caráter solidário e o atendimento às necessidades de saúde; e Consórcios intermunicipais de Saúde: instrumento de apoio à gestão ou prestador de serviços?.
Congresso deve receber cerca de três mil pessoas até a próxima sexta-feira, 17/03
Ainda, na noite desta quarta-feira, 15/03, a partir das 19h, acontece a solenidade oficial de abertura do evento que contará com a presença de Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP, além de autoridades de saúde, políticas e empresariais de todo o estado. Outras informações por meio do site https://congresso.cosemssp.org.br/.