A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pela primeira vez terá atendimento em horário estendido para a população em cinco unidades de Atenção Básica. A partir da próxima segunda-feira, 27/11, os Centros de Referência da Atenção Básica (Crab) Novo Horizonte, Vila Rezende e Piracicamirim e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro e Parque Piracicaba/Balbo atenderão a população das 17h às 21h com consultas de clínico geral e de enfermagem. Inicialmente, com o novo serviço, a expectativa é atender regiões que somam, aproximadamente, 264 mil cidadãos cadastrados na rede pública.
A coordenação do Departamento de Atenção Básica (DAB) destaca que, inicialmente, as vagas serão agendadas e disponibilizadas para os pacientes cadastrados nas unidades: UBSs Centro, Independência, Parque Piracicaba/Balbo, Algodoal, Planalto e Caxambu, além dos Crabs Vila Rezende, Vila Sônia, Santa Teresinha, Vila Cristina, Novo Horizonte e Piracicamirim.
“Esta é uma das ações que o prefeito Luciano Almeida tem solicitado para a nossa Secretaria que é ampliar o acesso da população ao atendimento médico, com foco nas ações de prevenção. Em breve, vamos dar início a outro serviço, o de telemedicina, aberto a toda a população, por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão. Desta forma, toda população terá mais uma opção de atendimento médico pelo SUS em horário especial”, afirmou o secretário de Saúde, Douglas Koga.
Conforme o titular da Pasta, promover este atendimento estendido ajudará no atendimento da demanda prioritária e disponibiliza uma nova opção de acolhimento em saúde à população. “As equipes começaram hoje a fazer contato com os pacientes que estão na lista de atendimento prioritário para respectivos agendamentos já para a próxima semana. Quem precisar do atendimento neste novo formato, precisa ir a sua unidade de saúde e fazer a solicitação. Pode ser o próprio paciente ou alguém da família, como pai, mãe ou irmãos para realizar este agendamento. Por isso, é importante também que os usuários estejam com seus contatos atualizados junto a sua unidade de Saúde, para que nossas equipes consigam fazer contato e, consequentemente, agendar as consultas prioritárias”, explicou.
Texto atualizado em 24/11/23, às 16h, para atualização de informações.