O número de procedimentos odontológicos na Rede Municipal de Saúde de janeiro a setembro deste ano superou em 31,8% o de 2009. No ano passado foram feitos 63.446 exames, e neste ano já foram realizados 83.616 exames de odontologia em toda a rede.

De acordo com Dirce Valério, coordenadora do departamento de Saúde Bucal, o aumento é devido a instalação do 2º Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado em novembro de 2009, numa em parceria com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

“Quando inauguramos o 2º CEO a expectativa era que os atendimentos aumentassem em 25%, mas com menos de um ano de parceria conseguimos superar nossa estimativa”, disse Dirce. Os CEOs prestam os seguintes serviços: endodontia, periodontia, cirurgia, atendimento a pacientes especiais, odontopediatria, odontologia para bebês, dentistica especializada e próteses.

Dirce explica que os pacientes são encaminhados da Atenção Básica (UBSs e PSFs), que realiza procedimentos odontológicos simples, como restaurações e limpezas. Quando existe a necessidade de tratamento específico, o paciente passa a ser acompanhado pelos profissionais do CEO.

Atualmente, 31 unidades de saúde têm atendimento odontológico (20 Unidades Básicas de Saúde e 11 unidades de Programa Saúde da Família). Segundo Dirce, as pessoas que são atendidas em unidades que ainda não oferecem o atendimento de odontologia são encaminhadas a uma unidade de saúde (UBS ou PSF) para avaliação e para vão para o CEO.

Em relação ao número de consultas, entre janeiro a setembro de 2009 houve aumento significativo. Neste ano, as duas unidades (CEO e 2º CEO) realizaram cerca de 700 consultas a mais que no ano passado. Saltou de 22.682 consultas em 2009 e 23.372 neste ano.

PREVENÇÃO

Além dos atendimentos em procedimentos simples na Atenção Básica e serviços especializados nos CEO´s, o Departamento de Saúde Bucal promove ações preventivas e orientativas sobre a saúde da boca.

Dentro do programa de prevenção, a Secretaria mantém a distribuição de kits para escovação dental a alunos de 6 a 12 anos das escolas municipais e estaduais. Em 2009, dentistas e técnicos de higiene dental percorrem mais de 100 unidades escolares e orientaram mais de 40 mil alunos.

CEOZINHO

Inaugurado em agosto de 1999, o Ceozinho atende crianças de 0 a 4 anos. De acordo com Dirce são realizadas em média 150 consultas por mês, sendo que 10% são consultas de urgência. “O objetivo é orientar as crianças para que previnam a cárie. É importante que elas se habituem com a rotina da higiene bucal desde bebês e por este motivo a conscientização dos pais também se faz necessária”, explicou Dirce.