A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) realizou no mês de maio uma série de ações em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e as polícias Militar (PM) e Militar Rodoviária (PMR), de conscientização para redução de acidentes no trânsito. Este ano a campanha tem como tema Paz no Trânsito Começa por Você. Além de ações de conscientização, feitas durante todo o mês, foram realizadas duas operações Hércules com foco em motocicletas irregulares.
Durante as blitzes de conscientização, foram feitas abordagens educativas com o objetivo de orientar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para redução de acidentes nas vias. Além da distribuição de materiais da campanha, os veículos passaram por verificações e foram orientados no caso de alguma irregularidade.
Ao todo, foram feitas oito ações de conscientização e diversas vias da cidade, algumas delas escolhidas pelo alto índice de acidentes registrados nos locais, como o cruzamento das avenidas Alberto Vollet Sachs com a Dois Córregos e a Rio das Pedras; no da Avenida Saldanha Marinho com a Independência; e na Avenida Comendador Luciano Guidoti com a Professor Alberto Volet Sachs.
“A pasta manterá ações educativas, mas também a fiscalização. Temos uma frota considerável de veículos em Piracicaba, são quase 360 mil, e desses, aproximados 76 mil são motocicletas, fora os de passagem e os que não estão registrados em nosso município, mas que estão diariamente circulando. As operações visam essa conscientização, que somam as diversas campanhas aplicadas pela pasta, para que tenhamos motoristas e motociclistas conscientes e um trânsito mais seguro. Se todos respeitarmos, não haverá tanta incidência de sinistros que só oneram o sistema, causam sofrimento e desgastes aos envolvidos”, declarou a secretária da Semuttran, Jane Franco.
OPERAÇÕES HÉRCULES – Durante todo o mês, também foram realizadas duas operações Hércules com o objetivo de fiscalizar motocicletas e conscientizar os condutores. No período, foram fiscalizados 127 veículos, com a autuação de 52 motociclistas e motoristas por irregularidades de trânsito. Oito veículos, sendo duas motocicletas e seis automóveis, também foram apreendidos.
No dia 02/05, agentes da Semuttran em conjunto com a Polícia Rodoviária, PM e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) realizaram a primeira operação Hércules do mês, feita entre 7h30 e 10h na SP-135, no acesso a Piracicaba pela Avenida Doutor Cássio Pascoal Padovani.
Ao todo, foram fiscalizadas 72 motocicletas, com 33 condutores autuados por irregularidades. Um motociclista também foi autuado após o teste do etilômetro ter apontado a ingestão de bebida alcoólica. Agentes da Semuttran também fizeram a entrega de oito kits corta-pipa para serem instalados nas motocicletas, parte das ações que ocorreram no Maio Amarelo.
No dia 16/05, foi realizada uma operação Hércules entre agentes da Semuttran, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícia Militar (PM). A ação foi feita entre 10h e 11h no cruzamento da avenida Doutor Paulo de Moraes com a rua Bom Jesus. Ao todo, foram fiscalizadas 71 motocicletas com a expedição de 17 autos de infração.
“Foram executadas também quatro blitzes de fiscalização, com verificação da parte documental dos veículos e CNH. Foi um resultado bastante positivo, e nós esperamos que, com o decorrer do tempo, que os motoristas se conscientizem cada vez mais para que não tenhamos vítimas no sistema viário de Piracicaba”, finaliza o subinspetor da GCM, Marcos Rodrigues.