Projeto da Selam, que é sucesso, deve ser retomado a partir de fevereiro de 2024
Com um percurso de 22 quilômetros e que teve como destino a Cachoeira Verdinha, no município de Rio das Pedras, a 10ª edição do Caipirandando, no sábado, 16/12, foi também a última do ano de 2023. Com o encerramento das atividades deste ano, a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) contabiliza a participação de 1.365 pessoas das atividades promovidas por meio do Caipirandando, que consiste em caminhadas de longa distância em Piracicaba e municípios vizinhos.
A previsão da Selam é de que as caminhadas sejam retomadas a partir de fevereiro de 2024.
Na edição do sábado, os particiopantes seguiram o percurso entre as principais ruas do bairro Morumbi, da avenida Dois Córregos e estradas rurais do Santa Rita e do bairro Batistada até chegarem à Cachoeira Verdinha, em Rio das Pedras. A 10ª edição do Caipirandando 2023 encerrou o percurso no Alambique Engenho Alambari, ainda no município de Rio das Pedras.
De acordo com Alexandre Franco do Nascimento da Selam, organizador do Caipirandando, o fator positivo do projeto em 2023 foi a rotatividade entre as pessoas que prestigiaram as caminhadas. “Esse é um fator importante que garantiu uma boa participação em todas as etapas organizadas neste ano. A variedade nos trajetos também colaborou para atrair um público diversificado”, ressalta Nascimento.
Em todas as dez edições do Caipirandando em 2023, a Selam garantiu toda a estrutura para a realização das caminhadas com o fornecimento de professores para monitoramento em todos os trajetos, água e transporte e motorista para auxiliar o retorno de todos os participantes aos pontos de início das atividades.