Eleição suplementar do Conselho Tutelar mobiliza 1.701 eleitores em Piracicaba
Votação ocorreu ontem, domingo, 24/08, no Centro de Formação Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame

Piracicaba realizou ontem, 24/08, a eleição para escolha dos suplentes dos Conselhos Tutelares I, II e III. A votação, organizada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contou com o acompanhamento do Ministério Público do Estado de São Paulo, transcorreu de forma tranquila e registrou a participação de 1.701 eleitores.
O resultado da votação foi apresentado oficialmente aos candidatos ao final da apuração, realizada no próprio local de votação. Também foi lavrada uma ata que registra todas as etapas do processo, garantindo a transparência e a segurança jurídica do pleito.

O secretário-executivo de Cidadania e Parcerias, Adriano Camargo, destacou que o planejamento detalhado foi essencial para garantir transparência e tranquilidade na eleição. “Planejamos cada detalhe, desde o treinamento dos voluntários até o apoio logístico, para que a população tivesse confiança em exercer seu papel cidadão”. Ele também ressaltou a importância do Conselho Tutelar: “É um órgão essencial para assegurar os direitos de crianças e adolescentes, atuando na linha de frente no atendimento de casos e no fortalecimento da rede de proteção”.
RESULTADO – O resultado preliminar da apuração da eleição suplementar do Conselho Tutelar ficou da seguinte forma: Cristina Maria de Almeida – 556 votos; Juniele Rocha Amorim – 280 votos; Francielly Bruno da Costa – 273 votos; Patricia Helena Scagnolato – 108 votos; Rosimeire Maria da Silva – 102 votos; Ana Lúcia Rizzolo – 91 votos; Regina Celia Miquelin – 73 votos; Regina Maria Mei Cantinho – 53 votos; Renato Mendes – 40 votos; Sabriane Firmino de Oliveira – 39 votos; Andresa Regina Pereira – 29 votos e Dario Bárbaro de Almeida – 27 votos.

O resultado divulgado corresponde à apuração realizada no domingo e tem caráter preliminar. Os possíveis recursos serão analisados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Após essa etapa, o resultado definitivo será publicado no Diário Oficial do Município de Piracicaba.

O eleitor Murilo Pereira Bianco, que participou da votação, elogiou a iniciativa e destacou a importância da participação popular: “Foi muito tranquilo votar. A gente percebeu a boa organização e isso dá confiança no processo. Acho fundamental que a população participe, porque o Conselho Tutelar tem um papel muito importante para as crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Cabe ao conselheiro tutelar garantir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em parceria com famílias e instituições da rede de proteção.
