A eleição dos representantes do Conselho Municipal do Idoso (CMI) será realizada na segunda-feira, 22/01, das 14h às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), localizado à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.

Os eleitos atuarão no biênio 2024/2026. A eleição se dará por voto direto e secreto entre as entidades inscritas. A cédula oficial de votação será impressa pelo CMI, nela contendo o nome de todos os candidatos habilitados em ordem alfabética e a entidade que representam; cada delegado poderá votar em até três candidatos. Após o encerramento da votação, o resultado será encaminhado para publicação no Diário Oficial do Município de Piracicaba.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão colegiado, legítimo, paritário, autônomo, representativo e apartidário, instituído no município em 2008. É composto por 16 membros, sendo oito membros da sociedade civil e oito do poder Executivo. Sua finalidade é a defesa dos direitos da pessoa idosa, acompanhar a elaboração de programas, fiscalizar sobre o cumprimento de legislação favorável aos direitos da pessoa idosa, deliberar e formular diretrizes para as políticas voltadas a esse público.