Todo o efetivo da Guarda Civil, formado por 385 guardas-civis, está apto para atuar como agente de trânsito em Piracicaba. A capacitação da parte do efetivo que ainda não era credenciada foi concluída na segunda-feira, 26/12, com a formação da última turma de GCs. A ação tem como objetivo tornar o trânsito do município ainda mais seguro.

Aulas presenciais do curso de agentes

A formação começou no mês de agosto e os 234 GCs que passaram pela capacitação foram divididos em 10 turmas, com duas capacitadas por mês, num total de sete encontros presenciais de oito horas e mais 144 horas no formato EAD (educação à distância), totalizando 200 horas de curso. Dentre os conteúdos abordados estavam legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, operação e fiscalização de trânsito, prática operacional e papel educador do agente. O investimento foi de R$ 269,8 mil.

Para o prefeito Luciano Almeida, a capacitação está incluída em pacote de investimentos realizados no intuito de tornar as vias mais seguras. “Implantamos a tecnologia 4G nos semáforos, realizamos diferentes campanhas ligadas ao transporte público e realizamos operação de retirada de veículos abandonados das ruas. Tudo isso colabora para um trânsito mais seguro, com menos risco de acidentes, reflexo de um trabalho articulado e intersetorial, parceria entre diferentes secretarias e forças de segurança pública do município”.

Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, a transformação de 100% dos GCs em agentes de trânsito é importante para uma atuação mais plena da corporação e o fim dos ruídos de atendimento à população. "Uma parte do efetivo já era credenciada para atuar, mas a falta do credenciamento pleno causava ruídos na hora do atendimento ao público. Algumas situações que a Guarda era solicitada e não podia atuar por não ter competência para tal, causavam algum desconforto porque o cidadão comum não conseguia entender este limite de atuação. Agora, todos poderão atuar efetivamente. Com a mudança de administração e comando inserimos no nosso planejamento estratégico a capacitação de todo o efetivo. Nosso objetivo é colaborar na redução de acidentes, na educação no trânsito e no reforço da segurança viária".

RESULTADOS – A formação dos guardas-civis vai colaborar ainda mais para melhorar a segurança nas vias municipais. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), os acidentes têm diminuído ano a ano. Segundo a Pasta, em 2019, foram registrados 1.571 acidentes; em 2020 foram 1.355 e, em 2021, 1.416. Já em 2022, esse número caiu ainda mais e é de 1.194. O número de acidentes fatais na malha urbana, que em 2015 chegou a 44 óbitos, também vem diminuindo.Em 2016 foram 24 óbitos. Em 2022 caiu para 16.