EducaTrilha realiza primeiro encontro com o triplo de escolas participantes
Focado na educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem-estar, o programa EducaTrilha na Escola teve seu primeiro encontro de 2023, realizado na última quinta-feira, 30/03, no Horto de Tupi. O programa, organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) em parceria com diversas instituições, é realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba e neste ano conta com o triplo de participantes, em relação aos anos anteriores.
O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.
Com 22 instituições envolvidas na organização e 30 escolas inscritas – preenchendo todas as vagas disponibilizadas – os participantes puderam se conhecer e dialogar sobre questões socioambientais.
Bruno Fernandes, educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Simap, reforçou que utilização de metodologias participativas é muito importante, o que resultou na construção coletiva de ideias por meio da diversidade de conhecimentos e experiências dos presentes.
"A adesão das escolas ao programa este ano superou as nossas expectativas e foi fruto de um trabalho muito importante da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba e da SME, que abraçaram o programa e o apresentaram às escolas como uma ferramenta de transformação. A divulgação feita pelos professores que participaram das outras edições também foi fundamental e é uma alegria para nós ver, agora, tanto as escolas com as quais já trabalhamos, dando continuidade às atividades, quanto muitas novas escolas embarcando neste sonho coletivo. Agradecemos muito aos nossos patrocinadores que estão nos possibilitando levar esse importante programa a mais escolas e a todas as instituições que aceitaram o convite para construir essa jornada conosco", destacou Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA, idealizadora e coordenadora do programa.
Débora Cagale, professora alfabetizadora da EM Prof. José Pousa de Toledo, emocionou-se ao falar da experiência. "O encontro me fez desejar que possamos trilhar os mais belos e divertidos caminhos rumo à transformação cultural, social, ambiental, de bem-estar e saúde ao nosso redor, por meio da esperança que nos move. O EducaTrilha é o pontapé inicial nessa jornada. Eu me emocionei muito com o que vivenciamos e já encaminhei todos os detalhes para o grupo da escola onde trabalho. Acredito que vamos ter uma grande adesão ao projeto. Sou grata por perceber que há pessoas que pensam em outras pessoas e que querem mudanças e transformação", disse.
A edição 2023 do EducaTrilha na Escola é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio das secretarias de Educação (SME) eda Ação Cultural (Semac), Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), OSCIP Pira21, Fundação Triunfo, Movimento Tô Aqui, Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Conta ainda com patrocínio da OJI Papeis e CJ do Brasil.