As seis instituições vencedoras do programa EducaTrilha na Escola – 4ª edição – foram conhecidas e premiadas em cerimônia realizada na quinta-feira, 09/11, às 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas. O EducaTrilha é realizado pela Prefeitura, por meio da Simap, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF) e tem patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil.
As vencedoras foram as escolas municipais Professor Tomaz Caetano Cannavan Ripoli e Professora Tercilia Bernadete Sanches Costa, as escolas estaduais Dr. João Sampaio, Professor João Alves de Almeida e Felipe Cardoso, além da escola particular Espaço Cirandarte.
O prêmio é uma viagem pedagógica ao Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar. Cada escola vencedora indicará até três professores/gestores para essa viagem e eles serão multiplicadores dos ensinamentos em sua comunidade.
O EducaTrilha é coordenado por Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, e Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap. Em 2023, o EducaTrilha ofereceu 15 encontros formativos, 32 encontros de tutoria com professores e coordenadores pedagógicos e 30 visitas escolares ao Horto de Tupi, beneficiando 30 escolas. Contou com 29 escolas participantes e impactou cerca de 14 mil pessoas.
O EducaTrilha na Escola é um programa de educação ambiental, cultural e de promoção da saúde e bem-estar, realizado com escolas municipais, estaduais e particulares por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi).
A cerimônia de premiação teve mesa composta pelo secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia; Bruno Roza, secretário municipal de Educação; Sang Young Me, presidente da CJ do Brasil; Mônica Salles, responsável pelas áreas de sustentabilidade e comunicação da OJI Papéis; Josué Adam Lazier, secretário-executivo da OSCIP Pira 21; Marcos Millan, vice-diretor da Esalq/USP; Josenei Gabriel Cará, gerente da Diretoria Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, e Sandra Monteiro Borges Florsheim, diretora do Centro de Pesquisas do Instituto de Pesquisas Ambientais.
O EducaTrilha na Escola tem o apoio das secretarias municipais de Educação (SME) e Ação Cultural (Semac), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Programa Germinar, da Oscip Pira21 – Piracicaba Realizando o Futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Aiôn Socioambiental, do Movimento pela Educação Humanizadora (Moveh), do Imaflora, do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa (GEDePE), Programa USP Recicla, Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura), Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin), Museu de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, PET Ecologia e Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca).
Representantes da E.E. Prof. João Alves de Almeida