A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), realizou ontem, 15/09, o 10º e penúltimo encontro do EducaTrilha na Escola, que abordou metodologias avaliativas e de continuidade de projetos escolares.

O encontro ocorreu no NEA e foi mediado pela educadora ambiental Isabela Kojin, pesquisadora do Laboratório de Políticas Ambientais (OCA/Esalq) e representante da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA). EducaTrilha na Escola abordou metodologias avaliativas e de continuidade de projetos escolares

Os professores puderam conhecer o trabalho da ANPPEA, por meio da plataforma Monitora EA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental – e das oito dimensões de indicadores de avaliação de políticas públicas, elaborados pela ANPPEA, bem como refletir sobre as formas de avaliação dos projetos escolares e como os indicadores nacionais podem auxiliar esse processo na escola.

Para a professora Camila Duarte, da Escola Estadual Olívia Bianco, o encontro proporcionou grandes momentos. “Compartilhar vivências, sonhar sonhos e multiplicar o amor pela educação ambiental. É dessa forma que me encontro após mais um EducaTrilha na Escola”, disse.

Ao longo do encontro, a equipe organizadora estimulou os participantes a analisarem seus projetos e relacionarem os indicadores de avaliação da ANPPEA com os métodos avaliativos utilizados pela escola. Encontro ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental e foi mediado pela educadora ambiental Isabela Kojin

Segundo Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA, esse processo foi muito rico, pois além de proporcionar o diálogo entre os professores, fez com que eles refletissem sobre as formas de avaliação de projetos e conhecessem como é realizado o monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental.

Com o patrocínio da Oji Papéis, o EducaTrilha na Escola é uma parceria entre a Sedema, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e o OCA/Esalq/USP. Conta, ainda, com o apoio das secretarias de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac), bem como da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Esalq (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa Ponte), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da Rotas Afro e da OSCIP Pira21 – Piracicaba Realizando o Futuro.

O EducaTrilha é um programa educativo que busca fomentar processos críticos, reflexivos, participativos, contínuos e permanentes de educação ambiental e cultural nas escolas. Trata-se de um processo formativo e um concurso de projetos de educação ambiental e cultural nas escolas, cujo prêmio é uma viagem pedagógica para uma área protegida escolhida pelos professores.

Além dos encontros formativos, estão sendo realizados encontros de tutoria em cada escola participante e agendadas visitas dos estudantes à Estação Experimental de Tupi, no âmbito dos projetos desenvolvidos nas unidades de ensino.