Pelo menos 19 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo – Case, unidade Jd. Oriente, receberam na tarde de ontem (19), os certificados de conclusão do curso de informática, oferecido pelo Centro de Inclusão Digital do bairro Água Branca. A parceria existe há mais de um ano.
Da cerimonia participaram o prefeito Gabriel Ferrato, a secretária municipal de Educação Angela Maria Cassavia Jorge Correa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, a coordenadora do Centro de Inclusão Digital, representante da Associação de Moradores e coordenadora do Case Jd. Oriente.
O Case Jd. Oriente atende mais de 140 crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, moradores da região que contempla os bairros Água Branca, Serra Verde, Jd. Oriente, Caxambu, Jd. Califórnia, entre outros. Duas vezes por semana a unidade utiliza uma das salas do Centro de Inclusão Digital para a realização de atividades com os educandos.
De acordo com a coordenadora da unidade, Jaqueline Martins, as crianças e os adolescentes do projeto utilizam o espaço para buscar informações relacionadas aos eixos trabalhados durante o atendimento. “Esta é uma possibilidade que garante o acesso digital às crianças e adolescentes do projeto”, comenta.
O Case Jd. Oriente atende de segunda a sexta-feira, crianças e adolescentes em horário alternado ao escolar com atividades socioeducativas abordando temas bimestrais como identidade (eu, família, Case e comunidade) brincar, meio ambiente e cultura, além de oficinas de hip hop, dança, música, esporte, capoeira, ginástica rítmica. Durante cada período, o Case também oferece alimentação.
O projeto
O Centro de Atendimento Socioeducativo – Case é um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que atende crianças e adolescentes entre 06 a 15 anos de idade, em situação de risco pessoal e social, possibilitando condições de proteção, desenvolvimento e socialização que os auxiliem na construção de um projeto de vida baseado nos direitos de cidadania.