Portal do Município de Piracicaba

Educadores da Fundação Casa visitam exposição multimídia financiada pelo FAC

Por Comunicação Social / Publicado em 12/02/2019
Tempo de leitura: 4 minutos.

Educadores da Fundação Casa visitaram a exposição multimídia “Museu de Memórias Fugazes” no Centro Cultural Martha Watts na sexta-feira, 8, último dia da mostra no espaço central, que agora passará pelo Teatro Municipal Dr. Losso Netto (12 a 17/2) e pelo Engenho Central (19 a 25/2), com entrada gratuita. A atividade é financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Os profissionais visitaram a instalação, que utiliza suportes interativos, óculos de realidade virtual, paisagem sonora e projeções sobre tecidos e participaram de um bate-papo com o coordenador da ação, o fotógrafo e psicólogo Paulo Munhoz e também com a musicista, professora e pesquisadora Ester Ferreira, que atua na construção e composição da paisagem sonora. O objetivo da mostra é trazer à tona as memórias e as vivências de crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Acredito que, por meio dessa conversa, ficou claro para todos como a memória e a manutenção da mesma é importante na construção do indivíduo e de uma sociedade. Uma memória fragilizada pode comprometer tanto a visão do indivíduo sobre seu mundo, como pode enfraquecer toda a ação conjunta em prol de uma vida melhor”, explica Munhoz.

“Assim, saímos com a intenção de retomar o assunto e, possivelmente, criar projetos que auxiliem os indivíduos que são atendidos pela instituição, a vivenciarem, por meio da produção artística, os momentos que podem ser esquecidos. em meio ao excesso de informações, transmitidas pelo mundo on-line e as dores de uma vida não privilegiada”, afirma o coordenador.

OUTRAS VISITAS – O projeto Museu de Memórias Fugazes realizará outras atividades com equipes de profissionais de áreas como pedagogia, psicologia, história, educação e música, em datas a serem confirmadas.

ABERTA AO PUBLICO – Após passar pelo Museu Prudente de Moraes e pelo Centro Cultural Martha Watts, a mostra estará disponível para visitação em outros dois importantes espaços culturais da cidade: Teatro Municipal Dr. Losso Netto (12 a 17/2) e Armazém 5 do Engenho Central (19 a 25/2).

MEMÓRIAS E IDENTIDADE – Ao longo de sua trajetória profissional, Munhoz tem criado obras que buscam revelar o interior e as experiências dos indivíduos de forma interativa ou por meio de suportes alternativos. Ao pesquisar os sentimentos e as percepções das crianças e adolescentes em instituições de acolhimento e vivenciar essa realidade transitória, o artista observou que tais jovens passam por adaptações, transformações e redefinições de sua identidade.

“O objetivo do trabalho é evidenciar gravações dos conteúdos internos e percepções das pessoas acolhidas por essas instituições, mantendo suas memórias em uma espécie de plano virtual, para que possam ser acessadas, garantindo seu reconhecimento e abrindo uma janela para o passado, que é constituído por fatos bons ou ruins, que nos fazem quem somos”, completa Paulo Munhoz.

SERVIÇO – Exposição multimídia “Museu de Memórias Fugazes”. Teatro Municipal Dr. Losso Netto: de 12 a 17 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado (16), das 15h às 21h e domingo (17) das 14h às 16h. Armazém 5 do Engenho Central: de 19 a 25 de fevereiro. Entrada gratuita.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.