Educação realiza reunião formativa sobre Saeb e Saresp
Encontro teve intuito de mobilizar a rede e preparar as escolas, equipes e alunos para as avaliações externas

A Secretaria de Educação realizou ontem, 11/08, a reunião formativa Saeb e Saresp – Compreensão e Uso Pedagógico dos Resultados, junto aos diretores e coordenadores das escolas municipais de Ensino Fundamental. O encontro teve intuito de mobilizar a rede e preparar as escolas, equipes e alunos para as avaliações externas Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que ocorrerão nos meses de outubro e novembro.
A pauta desenvolvida com os gestores será multiplicada junto às equipes escolares no Dia D das Avaliações Externas, que acontece em 19/08, e prevê ações formativas em HTPC, mobilização dos estudantes e famílias.
De acordo com a Pasta, serão disponibilizados dois simulados para as escolas, que deverão ser aplicados a todos os estudantes dos quintos anos, com o objetivo de realizar um diagnóstico das aprendizagens e nortear ações de recuperação, além de familiarizar os alunos às avaliações externas.
Os simulados ocorrerão em dois momentos, em formato híbrido: o primeiro será entre os dias 25 e 28/08, em formato digital, garantindo celeridade na identificação dos resultados e habilidades defasadas. O segundo simulado será aplicado na primeira semana de outubro, em formato impresso, preparando os estudantes para as avaliações que ocorrerão.
A reunião contou ainda com apresentação realizada pela secretária Juliana Vicentin, que explicou o Boletim do Saeb, com enfoque na importância de preparar os alunos para responderem adequadamente ao questionário socioeconômico do estudante e como utilizar os dados de proficiência.
“Toda a equipe da secretaria está unida em prol do sucesso de todas as escolas da Rede Municipal. Nossa ideia é instrumentalizar as equipes escolares para as avaliações externas através dos simulados, subsidiando o trabalho dos professores junto aos nossos alunos. Sabemos que as escolas já têm feito muito no que se refere ao preparo dos estudantes para as provas, mas queremos, enquanto secretaria, apoiar ainda mais gestores e professores”, enfatizou Juliana.

APRENDIZADO – O Saeb e o Saresp são avaliações aplicadas nas escolas com o objetivo de medir o aprendizado dos estudantes e a qualidade da educação.
O Saeb é uma avaliação de âmbito nacional, organizada pelo INEP, que faz parte do Ministério da Educação (MEC). Ele é aplicado a cada dois anos em escolas públicas e em algumas escolas privadas do Brasil. Os alunos respondem questões de língua portuguesa e matemática, e os resultados ajudam a calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que avalia a qualidade da educação no país.
Já o Saresp é uma avaliação feita apenas no estado de São Paulo, organizada pela Secretaria da Educação do Estado. Ela é aplicada todos os anos para estudantes da rede estadual paulista, geralmente dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. As disciplinas avaliadas costumam ser língua portuguesa e matemática, e, em alguns anos, outras áreas do conhecimento também são incluídas.
Ambas as avaliações são muito importantes porque ajudam a identificar quais são as dificuldades dos alunos, quais escolas precisam de mais apoio e como as políticas públicas podem ser melhoradas para garantir uma educação de qualidade para todos.
