Educação municipal inicia ano letivo com planejamento e acolhimento aos alunos
Secretária de Educação e equipe acompanharam o retorno dos alunos às escolas nesta segunda-feira, 9/02
Reencontrar amigos, rever professores e iniciar novos vínculos marcaram o retorno às aulas dos 33.719 estudantes da Rede Municipal de Educação de Piracicaba, nesta segunda-feira, 9/02. Os alunos estão distribuídos em 125 unidades escolares da rede. Desde a chegada às escolas, o clima foi de acolhimento e expectativa por um novo ciclo de aprendizagem. As equipes pedagógicas se prepararam para receber os estudantes em ambientes organizados e seguros, com foco no fortalecimento do processo educacional desde o primeiro dia letivo.
No período da manhã, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, acompanhada da superintendente pedagógica Viviane Gimenes, recepcionou pais e alunos da EMEF João Otávio de Melo Ferraciú, localizada no Parque das Indústrias, na região de Santa Teresinha. A unidade, que atende cerca de 300 estudantes, estava decorada com cartazes de boas-vindas e mensagens motivacionais produzidas pelos professores.

A diretora da escola, Elaine Vititi, explicou que, nos primeiros dias, a unidade trabalhará a temática do girassol. “A proposta se volta para tudo aquilo que faz bem, que contagia o mundo com sua luz e que se mantém de pé a cada amanhecer. Com certeza será um ano repleto de aprendizagem”, afirmou.
Para a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, o acolhimento nos primeiros dias do ano letivo é uma das prioridades da rede. “Temos pela frente 200 dias letivos e esperamos que seja um ano de muitas conquistas e de paz dentro das escolas. Desde a preparação dos prédios até a organização do material didático, tudo é pensado para receber bem os alunos, professores e famílias. Sabemos que existe uma ansiedade natural neste primeiro dia de aula, e o nosso papel, enquanto rede de ensino, é acolher e dar segurança a todos”, destacou.

A superintendente pedagógica Viviane Gimenes reforçou que esse trabalho é fruto de um planejamento contínuo, que começa antes mesmo do início das aulas. “O acolhimento faz parte da cultura da rede municipal de ensino de Piracicaba e vem sendo construído e aperfeiçoado ao longo do tempo, especialmente durante as reuniões para a elaboração do projeto político-pedagógico das escolas”, explicou.
A iniciativa é reconhecida pelas famílias. Érika Camargo, mãe do aluno Miguel Camargo, de 9 anos, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, destacou a confiança no trabalho desenvolvido pela escola. “Isso nos traz tranquilidade, pois sabemos que ele está em um ambiente que contribui para um futuro melhor”, afirmou. Questionado sobre as disciplinas preferidas, Miguel respondeu sem hesitar: “Matemática e educação física”.

Também iniciando o 4º ano do Ensino Fundamental, Isaque Marinho, de 9 anos, demonstrou expectativa logo ao chegar à escola, ao consultar o mural com o mapa das salas. “Estou ansioso para ver quem está na minha turma e reencontrar os amigos”, contou. A avó, Izilda Almeida, comentou, aos risos, que o neto aguardava com ansiedade o retorno às aulas.
No período da tarde, a secretária municipal de Educação deu continuidade às visitas às unidades escolares, passando pelas EMEIs Wilson Guidotti e Professora Irene Peron de Oliveira Dorta, localizadas nos bairros Jardim Tóquio e Parque dos Sabiás, respectivamente.
