Educação implementa medidas para redução de resíduos sólidos entre servidores
Iniciativa inclui distribuição de lixeiras para recicláveis e substituição de copos descartáveis

A Secretaria Municipal de Educação lançou ontem, 05/08, o projeto Educação que Recicla, com o objetivo de promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis entre os servidores da Pasta. A iniciativa contempla ações de formação continuada voltadas à conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a redução do uso de materiais descartáveis.
Como parte do projeto, conduzido pela formadora em educação ambiental, Keyla Boralli Benoti, foram distribuídas 18 lixeiras para coleta de resíduos recicláveis — destinadas a plástico, papel, metal e vidro — em pontos estratégicos do prédio da Secretaria. Além disso, os servidores receberam copos duráveis para uso diário, visando diminuir a utilização de copos descartáveis e, consequentemente, a geração de resíduos no ambiente de trabalho. A ação conta com o apoio do setor de Saúde do Escolar, responsável pela doação das lixeiras, e com a parceria da Mind Lab.

“Como profissionais da educação, temos um papel fundamental não apenas na formação acadêmica dos nossos alunos, mas também na construção de valores e práticas sustentáveis. O ambiente em que trabalhamos deve ser exemplo de responsabilidade ambiental, e isso começa com pequenas atitudes no dia a dia, como este projeto que estamos iniciando hoje. São pequenas ações, mas que certamente podem fazer a diferença em nosso ambiente de trabalho”, reforçou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.
O Educação que Recicla será implementado inicialmente na sede da Secretaria, com a possibilidade de, futuramente, ser expandido para os setores externos da Pasta. A expectativa é que essas práticas sustentáveis se consolidem como parte da rotina da instituição.

