Nesta semana, entre 16 e 20/10, a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba realizou a 15ª edição da Jornada Pedagógica, com o tema Educação que inspira, transforma e conecta. A programação completa, incluindo palestras, oficinas e apresentações de projetos e resultados de trabalhos desenvolvidos pela Rede Municipal de Educação, teve 5.906 inscritos, os quais adquiriram ainda mais conhecimento e boas experiências.
Cortella palestrou para mais de 2 mil servidores vinculados à SME na noite de abertura da 15ª Jornada Pedagógica
A palestra que reuniu o maior número de participantes foi a com o filósofo, escritor, professor universitário e palestrante Mario Sergio Cortella, que envolveu mais de 2.000 servidores da Secretaria Municipal de Educação. Cortella destacou pontos importantes sobre a educação para as próximas gerações, além da necessidade de atualização e evolução dos profissionais da educação.
“Porque a gente precisa atualizar nossa capacidade, nosso entendimento, nossa relevância. Pessoas que lidam na área de educação escolar lidam com formação de futuro. O futuro vem todos os dias, só que ele não vem do mesmo modo. As pessoas que chegam, chegam com novas gerações. Nossa cabeça não pode ficar ultrapassada, não pode ficar fora do tempo. E, por isso, mudar é complicado, mas acomodar é perecer”, disse o professor Mario Sérgio Cortella, ao comentar sobre o tema da palestra – Mudar é preciso? Acomodar é perecer.
A psicanalista Vera Iaconelli tratou sobre o fortalecimento dos vínculos na comunidade escolar. Em interação com o público, a palestrante respondeu questionamentos de servidores da SME
O secretário da Educação Bruno Roza, ao final dos eventos da edição deste ano agradeceu o empenho de toda a equipe da Pasta pelo sucesso da Jornada. “Estou extremamente feliz com os resultados colhidos durante essa semana. Todas as palestras da nossa Jornada Pedagógica foram essenciais para trazer ainda mais conhecimento a todos que compõem a Rede Municipal de Educação. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para fazer o melhor evento, e fizeram. Agradeço o empenho de todos”, disse.
Quem também avaliou o evento como bem-sucedido foi a supervisora Aline Ambrosano, em nome da Comissão de Organização. “Hoje encerramos a 15ª Jornada Pedagógica com o coração cheio de gratidão. Os profissionais da rede participaram, se envolveram e fizeram desta Jornada um sucesso. As palestras foram maravilhosas, com palestrantes de renome, e com momentos de trocas de experiências e partilha entre a nossa Rede. A Comissão Organizadora agradece as devolutivas tão carinhosas da nossa Rede”, comentou.
Um dos momentos culturais da 15ª Jornada Pedagógica foi a apresentação dos alunos da EM. João Batista Nogueira com violino
BALANÇO – Na terça-feira, dia 17/10, a programação da 15ª Jornada Pedagógica seguiu intensa, com a realização de três palestras. Nos períodos da manhã e tarde, o Anfiteatro Professor Hamilton Fernando Torrezan, na sede administrativa da SME, recebeu o professor Rodrigo Morozzeti Blanco, com a palestra Desenvolvendo habilidades em matemática na abordagem Steam, seguido do Workshop Steam e a BNCC: Possibilidades e desafios com a professora Lilian Bacich e professora Aline Mendes Geraldi. Participaram de ambas atividades mais de 400 pessoas.
No período noturno, o Pecege foi o palco da palestra com a psicanalista Vera Iaconelli, que trata sobre o Fortalecimento dos vínculos na comunidade escolar, que contou com mais de 450 inscritos. O momento cultural do dia ficou com os alunos da Escola Municipal João Batista Nogueira em uma linda apresentação de violinos, fruto da parceria com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP).
A do 3º dia de evento começou com muita energia, alegria, e descontração com a apresentação do Grupo Triii
A programação do 3º dia, 18/10, começou com muita energia, alegria, e descontração com a apresentação do Grupo Triii. Os integrantes presentearam os presentes com um show mirabolante repleto de músicas e brincadeiras. As canções tradicionais se misturaram com as composições do grupo, criando um verdadeiro espetáculo que encantou e inspirou todos.
O momento cultural do dia ficou com o lançamento do livro “Infâncias e Afetos… em poesia, de autoria da professora Sueli Ordonhes, que atua na Rede na Escola Municipal Professor Roberto Damas da Silva, compartilhando sua jornada até a conclusão do trabalho e distribuindo autógrafos e dedicatórias aos presentes.
Professor Dr. Antonio Nóvoa é referência quando se fala em Educação. Reitor honorário da Universidade de Lisboa debateu com mais de 500 servidores a importância da figura do professor
As atividades do dia 18/10 foram fechadas com chave de ouro pela palestra do professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e grande referência para a área da educação. Estiveram inscritos para as atividades neste dia 1576 profissionais da SME.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Já a programação da quinta-feira ficou a cargo das palestras com o professor Dr. Edson Grandisoli, referência em Educação e Sustentabilidade no Brasil, que apresentou de forma clara e objetiva os pilares para desenvolver projetos de educação ambiental nas escolas, e trouxe dados e ilustrações impactantes sobre as mudanças no meio ambiente e suas consequências para a fauna e flora em todo o planeta.
Também os presentes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de duas escolas: EM. Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz, apresentado pela diretora Juliana Possignolo, e o projeto da EM. Profª Tercilia Bernadete Sanches Costa, apresentado pela coordenadora Kelly Murback Cardoso Barboza e pelas professoras Noelma Costa Prestes, Marina Cristina Soares Stenico e Mirian Cristina Stenico.
Robson Dias trouxe aos profissionais da SME uma abordagem leve e interativa sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
À noite, a Rede Municipal de Educação contou com a palestra do psicólogo Robson Dias, trazendo uma abordagem leve e interativa sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD). O psicopedagogo compartilhou seu conhecimento e dicas sobre como lidar com crianças diagnosticadas com o transtorno e como identificar comportamentos relacionados a ele. Participaram de ambas atividades mais de mil servidores da Rede.
O momento cultural do penúltimo dia do evento ficou a cargo da apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Vilma Leone Dal Pogetto, com o orientador de alunos da unidade, Rafael Harder.
Hoje, 20/10, no encerramento da programação da Jornada de 2023, houve palestras e oficinas voltadas à tecnologia. A primeira atividade foi a palestra da professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da educação e idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata – conhecido nacionalmente e internacionalmente.
A atividade de encerramento da Jornada 2023 foi com a professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Nobel da Educação
Além disso tivemos a realização de workshops e atividades do ScapeGame realizados pela Colaborativa, parceira da SME na formação do Google For Education e, finalizando a programação, com a troca de experiências das professoras Cláudia Pegoraro Lucena da Escola João Batista Nogueira e Jaqueline Masson Ravelli da Escola Luis Cláudio Alves.
A programação da Jornada foi finalizada com um bate-papo e troca de experiências com os alunos participantes do Programa Aluno Tutor em tecnologias Google na Rede Municipal de Educação. Durante as atividades e palestras, foram compartilhados conhecimentos com 400 inscritos deste último dia de atividades.
“Foi um momento ímpar para a educação de Piracicaba. Para as próximas edições, já trabalhamos para trazer outros grandes nomes e trocar ainda mais experiências com o time da Educação de Piracicaba”, finalizou o secretário Bruno Roza.