A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Diálogos para Equidade e o Sesc Piracicaba, tem promovido ações formativas destinadas aos docentes da Pasta, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre políticas públicas de proteção e assistência às mulheres e na preservação dos direitos das crianças e adolescentes.
Em 2024, ocorrerá a terceira edição do curso Educação e Transformação: Entendendo a Lei Maria da Penha, com 30 horas de duração, em formato híbrido (aulas presenciais e remotas). Especialistas nas áreas de Direito, Serviço Social, Políticas Públicas, Psicologia, História, Educação e Arte ministrarão as aulas.
O objetivo da capacitação é apresentar conteúdos formativos específicos sobre a história social das mulheres, os direitos garantidos na legislação, os aspectos psicológicos resultantes dos ciclos de violência e as redes de atendimento e proteção às mulheres, crianças e adolescentes, constituídas pelos serviços públicos capazes de contribuir para as políticas protetivas.
Os encontros formativos ocorrerão entre março e agosto de 2024, envolvendo a supervisão escolar, gestores e os docentes das escolas municipais Anna Maria Fontabelli Avansi e Professor Luiz de Siqueira, localizadas na região norte de Piracicaba.
A aula inaugural, marcada para o dia 04/04, ocorrerá no Sesc Piracicaba e será gratuita e aberta a participação da população. As demais aulas ocorrerão no CRAS Mário Dedini.
“A Secretaria Municipal de Educação procura contribuir para fortalecer a cultura de paz, de respeito e de proteção dentro e fora do ambiente escolar, oportunizando aos gestores e educadores a ampliação dos seus conhecimentos acerca dos fenômenos que lamentavelmente resultam na violência doméstica e familiar”, explicou Marilda Soares, assessora especial de projetos da SME.
A parceria entre a SME, Sesc e Diálogos para Equidade teve início em 2022 para a realização da primeira edição da capacitação sobre a Lei Maria da Penha.