As primeiras unidades da Rede Municipal de Ensino, desde a última segunda-feira, dia 26/09, vêm recebendo manutenções estruturais e melhorias em suas estruturas. Até o final de 2022 cerca de 40 unidades já receberão as obras, segundo o Departamento de Engenharia e Manutenção da Secretaria Municipal de Educação. O investimento nas obras será de R$ 43,9 milhões, com prazo de conclusão de 12 meses.

Em uma iniciativa inédita, todas as 124 escolas que compõem a Rede Municipal de Educação receberão intervenções, conforme as necessidades de cada unidade, englobando demolições e retirada de entulho, fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, melhorias em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, troca, substituição e revitalização de esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura total interna e externa, melhorias hidráulicas, elétricas, bem como nos sistemas de rede e telefonia.

Durante a assinatura do contrato com a empresa vencedora do processo licitatório, o prefeito Luciano Almeida destacou, na oportunidade, que era latente a necessidade de melhorias estruturais nas unidades escolares do município. “Com as escolas em ordem, com os investimentos importantes que a nossa gestão vem fazendo em equipamentos, e na recomposição do quadro de servidores, a Educação em Piracicaba avançará, sem dúvidas”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, ressalta que há unidades na Rede que não recebiam intervenções e manutenções há mais de 30 anos e esse grande contrato vem para ofertar uma melhor estrutura às escolas. “Desde quando assumi como secretário tenho constantemente visitado a nossa Rede, coletando as demandas e visualizando as dificuldades das unidades. Todos são unânimes em questionar a falta de manutenção nos prédios das nossas escolas. Estamos apenas começando as melhorias estruturais que as nossas escolas necessitam e merecem, mas há outras intervenções por vir”, frisa o chefe da Educação Municipal.

Bruno ainda solicita a compreensão de todas as comunidades escolares. “É claro que qualquer obra gera transtorno, principalmente nas nossas escolas que continuam em funcionamento, mesmo com as obras acontecendo. Peço a compreensão e o apoio de todos os nossos gestores, professores, funcionários, alunos e pais, para que as obras possam seguir em ritmo acelerado”, destaca.