Com o objetivo de capacitar professores da Educação Infantil, recém aprovados em concurso, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um cronograma de atividades que foram desenvolvidas de 6 a 21 de maio. Cerca de 100 professores foram preparados para iniciar seus trabalhos nas salas de aula do Município, nos próximos dias. Durante duas semanas, eles participaram de intenso programa de atividades que incluíram estágio de observação nas escolas, palestras e oficinas abordando temáticas variadas e fundamentais para o bom desempenho junto aos alunos. “Mais uma vez estamos em busca de qualidade no ensino e para isso, é importante estabelecer critérios para atendimento em creches que respeitem os direitos fundamentais da criança”, afirma o secretário de educação, Gabriel Ferrato. Se o resultado dessa capacitação pudesse ser medido pelo sorriso das professoras, o curso estaria aprovado. Animadas, elas participaram da oficina de teatro na tarde da quinta-feira (21), encerramento do período. “Fizemos exercícios de memorização, improvisação, criação de cena, dinâmica corporal, sempre com o objetivo de preparar a professora para entrar em sala de aula”, conta a atriz Carol dos Anjos. “E a oficina foi muito boa devido à participação e ao empenho das professoras que se doaram à nossa proposta de trabalho”, completa o ator Tiago de Luca que, junto com Carol, foi o responsável pela oficina. Para a diretora do Departamento de Educação Básica, Marlene S. Negreti, o resultado dessas atividades reflete diretamente nas salas de aula. “Os professores vêm das mais diferentes práticas e realidades. Passando por esse período de formação, elas chegam na escola, já conhecendo nossa proposta de ensino” justifica. “As atividades foram bastante diversificadas e conseguiram abordar o conhecimento de forma lúdica, o que foi muito gostoso. E com a mesma alegria que fomos recebidos, vamos receber as crianças em sala de aula e aplicar o que aprendemos de maneira adequada. A iniciativa é fantástica”, analisa a professora Carla Sapuppo. “O diferencial deste programa de formação é o formato e o período das atividades que, por ser maior, possibilitou também o esclarecimento de todas as dúvidas e a instrumentalização das docentes, complementando o programa de capacitação com a realização das oficinas”, explica Ferrato.