Estudantes das escolas municipais, pais e comunidade poderão se cadastrar no Cartão Pira Cidadão

A partir da próxima segunda-feira, 04/12, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai abrir as portas de algumas escolas municipais para pais, mães, estudantes e comunidade em geral para atualização de dados escolares das crianças e também para cadastramento do cartão Pira Cidadão. A intenção é ampliar o acesso da população ao cartão e, assim, aos serviços oferecidos pela administração pública.

As escolas municipais que recebem as equipes do cartão Pira Cidadão ainda este ano são: Profa. Elizabeth Consolmagno Cruz, nos dias 04 e 05/12, das 8h às 16h; Francisca Guiomar Aliberti Longo, dias 06 e 07/12, das 8h às 16h; Geraldo Bernardino e Profa. Maria Ap. Lordello Beltrame, nos dias 13 e 14/12, das 8h às 16h; Prof. Francisco Célio Betiol e Maria Canale Angelelli, nos dias 15 e 18/12, das 8h às 16h; Almir de Souza Maia, Profa. Nair Libardi, e Prof. Antônio Domingos de Camargo, no dia 18/12, das 7h às 17h15, das 8h às 16h, e das 7h às 16h, respectivamente. As demais também receberão as ações em 2024, após o recesso escolar.

No caso dos estudantes da rede pública municipal, para fazer o cadastramento é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF da criança e do responsável legal; certidão de nascimento para crianças que não tenham RG; comprovante de endereço atualizado e responsável e criança presentes no dia da atualização. Para a população em geral maior de 18 anos é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência atual.

Cartão Pira Cidadão traz diversos benefícios para a população junto aos serviços públicos oferecidos pela prefeitura

VANTAGENS – O cartão Pira Cidadão tem como objetivo agilizar e facilitar o acesso a todos os serviços públicos municipais. Entre os benefícios do cartão estão a praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches, inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo e, em breve, a telemedicina. Enquanto o cidadão piracicabano tem essas vantagens, a Prefeitura consegue, graças aos cadastros, um sistema de informações atualizado com os dados integrados sobre a sociedade, para que possa planejar políticas públicas para o munícipe.

DIGITAL – O cartão Pira Cidadão também disponibiliza o aplicativo (APP) PiraCidadão, por meio do qual os moradores poderão, por exemplo, indicar locais que estejam com falta de água, focos de dengue, problemas na iluminação pública e até mesmo solicitar limpeza nas ruas. O aplicativo também permite que a pessoa cadastrada receba um SMS de lembrete com o horário e local da consulta agendada. O app está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativos de celulares para os sistemas Android e iOS.

SITE – A Prefeitura reforça que, para se cadastrar no cartão, também é possível realizar o cadastro no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou presencialmente na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 99458-3813 e faleconosco@cartaopiracidadao.com.br.