Portal do Município de Piracicaba

Edital do Semae recebe propostas para estudo de projeto de construção de barragem em Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 10/10/2022
Tempo de leitura: 4 minutos.

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba) realizou na última quarta-feira, 05/10, a abertura dos envelopes de propostas para o edital de concorrência 01/2022, que prevê o estudo de projeto básico de barragem em eixo do rio Corumbataí, no município. Enviaram propostas as empresas Hydros Engenharia Ltda. e Poente Engenharia e Consultoria Ltda. A escolha da empresa vencedora será por menor preço global.

O edital visa a elaboração de estudos para criação de projeto para possível construção de barragem e reservatório, em área estratégica, próxima à Usina Costa Pinto. Planta ilustrativa dos possíveis eixos para barramento e de seus reservatórios no rio

O contrato terá prazo de vigência de 180 dias a contar da data de emissão da ordem de serviço, acrescido do prazo de recebimento provisório de até 15 dias e de até 90 dias para o definitivo, ambos a contar da data de conclusão dos serviços.

“Piracicaba já sofreu com uma grave estiagem no ano passado e isso deve ocorrer neste e nos próximos anos. É essencial planejar ações concretas para garantir o abastecimento a longo prazo. Por isso, contar com um reservatório é de extrema relevância, porque vai permitir que os recursos hídricos sejam mantidos”, afirma o prefeito Luciano Almeida.

O PROJETO –O Termo de Referência do edital especifica que a maior demanda de água na Bacia do Rio Corumbataí ocorre próximo à foz do rio, em Santa Terezinha, com a captação para o abastecimento domiciliar do município e para uso industrial.

Ainda segundo o TR, o potencial de reservação do barramento pode ajudar significativamente o Semae a garantir a segurança hídrica do município, isto é, preservando a população contra futuras estiagens similares a que ocorreu em 2014/2015 e que vêm ocorrendo cada vez em menor periodicidade; a falta de água em situações de estiagem atinge diversos bairros, impactando milhares de pessoas.

Portanto, foi avaliada pela Prefeitura uma área de interesse para a construção de uma barragem em área rural dentro do perímetro do município, com um volume desejado de 1.000.000 metros cúbicos de água armazenados e uma superfície livre de água máxima de 700.000 metros quadrados ou 70 hectares. Planta ilustrativa do eixo do barramento e de seu reservatório no rio Corumbataí

Os objetivos estabelecidos pelo TR visam dimensionar a quantidade de água a ser armazenada por meio do balanço entre disponibilidade hídrica e demanda pela água; determinar o melhor posicionamento do barramento através de estudos de alternativas; elaborar os estudos que subsidiem o licenciamento ambiental da barragem; apresentar procedimentos e exigências técnicas para a construção do barramento dentro das normas legais; elaborar Estudos Preliminares e de Viabilidade; elaborar anteprojeto; elaborar Projeto Básico; e elaborar Estudo Mercadológico.

Além disso, será necessário diagnóstico ambiental, incluindo reconhecimento de fauna, estudo de vegetação, demografia, uso e ocupação do solo e estudos de clima (pluviometria). Estudos geotécnicos e serviços topográficos também constam no Termo de Referência.

De acordo com o presidente do Semae, Maurício Oliveira, a construção da barragem se faz necessária para garantir o abastecimento de água à população. “É preciso ter disponibilidade dos recursos hídricos, a fim de evitar o desabastecimento em tempos de estiagem”, destaca.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.