Economia nos varejões municipais é de mais 34%
As compras feitas nos varejões municipias podem ter até 34,2% do preço inferior ao valor médio encontrado no comércio varejista da iniciativa privada, no total de uma cesta de 37 produtos mais comercializados no comércio varejista.È o que constatou pesquisa feita Secretaria Municipal de Agricultura eAbastecimento (Sema), por meio do Departamento de Abastecimento(DEPAB), no mercado de hortifrutigranjeiros (atacado e varejo).
Os preços e a qualidade dos produtos são controlados pelos Agentes de Abastecimento da Sema, e a comercialização é feita por pequenos produtores do município e pelos permissionários, que buscam os seus produtos direto na roça ou nos entrepostos dos CEASAS de Campinas e de Piracicaba, conseguindo praticar preços menores.
Francisco Ernesto Guastalli, diretor do DEPAB informou que a variação percentual foi obtida comparando-se os preços praticados pelos varejões municipais com a média dos preços praticados pelos estabelecimentos da iniciativa privada no período de 16 a 17 de Setembro, que apontou uma variação de – 34,2%. Ou seja a compra de 37 produtos totalizou nos equipamentops municipais R$ 139,40 enquanto o preço médio praticado pelos estabelecimentos da iniciativa privada alcançou R$ 187,06.
Conforme Guastalli, ao comparar os preços praticados nos Varejões Municipais entre os dias 09 a 16 de setembro de 2015, constatou-se um aumento de + 2,2% na semana; e no período de um mês (19 de agosto a 16 de setembro) o mesmo grupo de produtos apresentou queda nos preços, variação percentual – 0,1%.
As principais alterações da Semana:
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Sema
Departamento de Abastecimento
Fones: 3437-4000 e 3437-4010
