Se as condições atmosféricas forem favoráveis, será possível observar o espetáculo do eclipse total da Lua. Os interessados devem se dirigir amanhã (3), a partir das19h, ao Observatório Astronômico de Piracicaba, no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro. No local serão disponibilizados cinco telescópios para apreciação do espetáculo.
De acordo com o astrônomo Nelson Travnik, dada a pouca importância científica do fenômeno, o Observatório pretende transformar o espetáculo num evento com muita descontração e alegria. Além das sessões de vídeo estarão sendo ouvidas as mais famosas musicas alusivas a Lua.
Outra atração prevista será a observação do planeta Saturno. O planeta dos anéis, conforme Travnik estará no céu à esquerda da Lua, na constelação do Leão. Sua observação se dará a partir das 21h00 através do instrumento principal do Observatório, a grande luneta alemã Steinheil.
Sendo um evento com grande participação popular, Travnik solicita aos possuidores de telescópio e binóculo que levem os mesmos ao Observatório, onde será definida uma área para este fim.
O astrônomo informou também que o eclipse poderá ser observado a olho nu de qualquer ponto da cidade, sem necessidade de qualquer proteção. Para melhor acompanhar do fenômeno, recomenda-se o uso de um binóculo, pois ele permite observar a sombra da Terra ‘invadindo’ as regiões lunares. A observação de outro eclipse total da Lua significará você ter que esperar até 21 de dezembro de 2010.
O Observatório é um órgão da Secretaria Municipal de Educação, que existe há 14 anos e visa contribuir para o desenvolvimento educativo, cultural, cientifico, turístico e de lazer da cidade. Segundo o astrônomo, o observatório conta com valioso acervo de materiais pedagógicos importados que possibilita a plena compreensão dos fenômenos astronômicos.
A marcha do eclipseO eclipse começa às 17h16, hora de Brasília, com a entrada da Lua na penumbra (região da sombra onde ainda são recebidos raios de luz solar diretamente). Esse é tecnicamente o primeiro instante de contato onde não se nota qualquer mudança significativa no aspecto geral do brilho da Lua Cheia.
Às 18h30, a Lua começará lentamente a desaparecer atrás da sombra da Terra, também denominada umbra. Como o por do Sol, em nossa região se dará às 18h33 e o nascer da Lua ocorrerá às 18h30, isto significa que, o inicio do eclipse dificilmente será visto, pois o nosso satélite estará muito baixo no horizonte. A fase de totalidade somente começará às 19h44m e irá até às 20h58m quando nosso satélite estará totalmente imerso na sombra projetada pela Terra no espaço. Será, por conseguinte 01h14 de duração, uma vez que a Lua passará distante do centro da sombra.
O meio do eclipse será às 20h21. Após as 22h12 com o fim da saída da Lua da sombra,o nosso satélite voltará aos poucos a brilhar como antes. Tecnicamente o eclipse não acabou já que a Lua permanecerá na penumbra até às 23h26.
Uma esfera colorida Graças a nossa atmosfera que altera a direção dos raios de luz provenientes do Sol, a superfície da Lua durante a fase de totalidade poderá apresentar uma coloração avermelhada, alaranjada, acinzentada ou mesmo marrom escuro de conformidade com a quantidade de poeira e pequenas partículas presentes na atmosfera e geradas principalmente por erupções vulcânicas. A luz azul produz nas moléculas do ar um espalhamento em todas as direções. Já as vermelhas e alaranjadas (de maior comprimento de onda) são desviadas para dentro do cone de sombra dando essas tonalidades à medida que o eclipse se desenvolve. Isto é facilmente perceptível a olho nu.
Observando-se um gráfico do eclipse é de se pensar à primeira vista que o nosso satélite desapareceria no cone de sombra da Terra. Isto ocorreria se o nosso planeta não possuísse atmosfera. Acontece que os raios solares ao atravessar nossa atmosfera sofre desvio (refração), penetra no cone da sombra e atinge o disco lunar. As condições atmosféricas, portanto da Terra no momento do eclipse é que determina a coloração da Lua no instante da totalidade. Isto significa que um eclipse total da Lua serve para conhecermos o estado de poluição que se encontra nossa atmosfera.
As visitas públicas (gratuitas) acontecem somente aos sábados das 19h às 22h.As escolas poderão agendar visita (gratuita) através do telefone: 34171147.