Portal do Município de Piracicaba

Duplo Dia D mobiliza mais de 1,7 mil atendimentos nas unidades de saúde

Ação reuniu multivacinação e Outubro Rosa em 52 unidades; objetivo foi facilitar o acesso da população aos serviços preventivos

Por CCS / Publicado em 20/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

O duplo Dia D, realizado no último sábado, 18/10, mobilizou 52 unidades de saúde de Piracicaba, que abriram as portas para duas importantes ações: a campanha de multivacinação e o Outubro Rosa. Ao todo, 1.707 pessoas foram atendidas durante o dia.

Foram aplicadas 1.413 doses de vacinas, imunizando 754 pacientes. No Dia D do Outubro Rosa, foram realizadas 953 coletas de Papanicolau e 340 consultas médicas, reforçando o cuidado e a prevenção entre as mulheres.

Cândida Dezidério, de 66 anos, aproveitou o sábado para colocar os exames em dia na UBS Caxambu. “Fazia quatro anos que eu não realizava o Papanicolau. O médico até me deu um puxão de orelha”, contou, rindo. “Estou me formando em Turismo e tenho muitos planos, por isso vou cuidar da saúde.”

A imagem mostra uma mulher de meia-idade sentada em uma sala de espera. Ela tem cabelo preto curto, usa óculos azuis e um colar dourado. Ela veste uma blusa azul-petróleo com um padrão de folhas delicado nas mangas. A mulher está sentada em uma cadeira em uma fileira de assentos, encostada em uma parede de cor clara. As cadeiras parecem ser de metal e plástico, e há um jornal ou folheto em uma das cadeiras ao lado dela. A iluminação na sala é suave, criando uma atmosfera calma. O fundo está desfocado, destacando a mulher como o ponto focal da imagem.
Candida Dezidiero fez exames na UBS Caxambu

A publicitária Daniela Brusantin, 51, também participou da ação. “É importante esse tipo de atendimento. Garante agilidade para o paciente”, afirmou. Ela já havia participado de outras iniciativas semelhantes. “Fiz ultrassom transvaginal na carreta e um procedimento vascular que esperava há cinco anos. São várias ações positivas que mostram avanço no atendimento.”

A mulher sorri para a câmera, usando óculos de aro dourado e uma blusa de alças finas com estampa floral colorida. Seu cabelo loiro está preso em um coque desfeito, com algumas mechas soltas emoldurando seu rosto. Ela usa brincos de pérola e um colar fino com um pingente escuro. A luz ilumina seu rosto, destacando suas sardas e a textura de sua pele. Ao fundo, uma parede branca e um corredor com pouca iluminação criam um ambiente simples e neutro.
Daniela Brusantin vê agilidade nos atendimentos feitos em horários diferenciados e nos mutirões

No caso da família de Janaína Rodrigues e Michael da Silva, o sábado foi dedicado à proteção do pequeno Ravi, de 4 anos, que recebeu quatro vacinas. “Durante a semana é sempre uma correria, com escola e trabalho. Com a abertura no sábado, tudo fica mais fácil”, contou Janaína.

A imagem mostra uma família feliz posando para uma foto. No centro, um menino pequeno, com pele morena e cabelo curto e encaracolado, está sendo abraçado pelo seu pai, que tem pele morena e veste uma camiseta roxa. O menino usa uma camiseta cinza com um desenho amarelo e laranja, e shorts laranja. À esquerda, a mãe, com pele morena e cabelo longo e escuro, sorri para a câmera. Ela veste uma camiseta cinza escura com uma estampa branca que diz "LET'S MAKE LOTS OF MONEY". Todos estão sorrindo e parecem felizes e unidos. O fundo da imagem sugere um ambiente interno, possivelmente uma sala de espera ou um escritório, com cadeiras e um ventilador de teto visíveis.
Janaína e Michael levaram o filho Ravi para ser vacinado

Já Kamila Santos levou o filho Luis Felipe, 13, para tomar duas vacinas – meningite e HPV –, mas após a conferência da caderneta, o adolescente recebeu mais duas: dengue e dupla adulto. “Abrir aos sábados é uma ótima iniciativa”, disse Kamila, que soube da ação pelo Instagram.

A imagem mostra um jovem de pele clara, com cabelo curto e escuro, vestindo uma camiseta preta. Ele está sentado, virado para a esquerda, com o braço direito levantado e o antebraço apoiado no ombro esquerdo. Uma bandagem branca está aplicada na parte superior do braço direito, onde uma agulha de injeção está sendo inserida. Uma pessoa, cujas mãos são visíveis, está aplicando a injeção, segurando a seringa e um algodão. O fundo é uma parede de cor clara, com uma sombra diagonal. À esquerda, parte de uma maca médica preta e uma caixa de papelão com algumas caixas dentro são visíveis.
Luis Felipe Santos, de 13 anos, recebeu 4 vacinas

Bárbara Gerevini também aprovou a iniciativa. Ela levou as filhas Beatriz, 1 ano, e Marina, 6, ao posto. Apenas a caçula precisou ser imunizada, já que a carteira da filha mais velha estava com a vacinação completa. “Facilita muito por causa do horário e também porque, se houver alguma reação, dá tempo de ficar com elas depois”, explicou.

Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco, a ação reforça o compromisso da Prefeitura em aproximar os serviços da população. “Essas iniciativas refletem o que buscamos diariamente: unir tecnologia, planejamento e cuidado humano. Quando a população tem mais oportunidades de acesso, especialmente em horários alternativos, conseguimos fortalecer a prevenção e ampliar a cobertura vacinal”, destacou o secretário.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.