Dois livros são lançados no fim de semana, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto
No sábado, 20/09, o público poderá conferir Mais ou Menos Bipolar, de Vitor de Paula, às 19h, e no domingo, 21/09, Era uma Vez o meu Alimento, livro infantil de Marina Pedrosa e Camila Xavier, às 15h
A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto será o local para o lançamento de dois livros no fim de semana. No sábado, 20/09, o público poderá conferir Mais ou Menos Bipolar, de Vitor de Paula, às 19h, e no domingo, 21/09, Era uma Vez o meu Alimento, livro infantil de Marina Pedrosa e Camila Xavier, às 15h. A entrada para os dois eventos é gratuita.

Mais ou Menos Bipolar – o Paradoxo dos meus Dias e das minhas Poesias é uma autobiografia temática que traz, junto aos relatos, poesias e reflexões sob o contexto de vida de Vitor de Paula, diagnosticado com bipolaridade (tipo 1) na adolescência, tendo vivência no assunto de saúde mental.

Em Era uma Vez o meu Alimento – Sabores que Incentivam a Alimentação Saudável, literatura, educação ambiental e cultura alimentar se unem para encantar crianças e educadores com histórias sobre a origem dos alimentos.
Você já se perguntou de onde vêm os alimentos que chegam à sua mesa? E se as crianças aprendessem sobre mandioca, milho e feijão não apenas pelo paladar, mas por meio de histórias encantadas, cheias de cantigas, mitos e raízes culturais?
É com essa proposta que nasceu o livro, idealizado pelas educadoras ambientais Camila Xavier e Marina Pedrosa e que integra o projeto Cabe o Mundo na Minha Horta, que desde 2022 planta sementes de educação ambiental e reconexão com a terra em escolas e espaços educativos.
Com narrativa lúdica e envolvente, a obra apresenta a trajetória ancestral de seis alimentos do cotidiano – mandioca, batata, banana, milho, abacaxi e feijão – guiando as crianças por histórias inspiradas nas culturas ameríndia, africana e asiática.
“Nosso trabalho é voltado para o encantamento, para olhar a beleza das pequenas coisas, da simplicidade, da terra molhada, do animal, do detalhe da borboleta. Hoje tudo acontece muito rápido, mas na natureza podemos cultivar o olhar com calma, zelar por ela e despertar o ser para ocupar os espaços”, explica Camila.
Marina reforça que a vivência direta transforma o aprendizado em pertencimento: “Quando a criança se envolve com a horta, ocupa e ajuda na construção desse lugar, ela tem zelo, olha para o simples e vê a magia acontecer. Em uma das escolas, por exemplo, descobriram as cores da horta, observaram a flor se transformar em vagem e usaram babosa no cabelo. Ritos da natureza que revelam sua riqueza”.
SERVIÇO – Lançamento dos livros Mais ou Menos Bipolar, de Vitor de Paula, no sábado, 20/09, às 19h, e de Era uma Vez o meu Alimento, livro infantil de Marina Pedrosa e Camila Xavier, às 15h, no domingo, 21/09, às 15h. Na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, ruaSaldanha Marinho, 333, Centro, telefone (19) 3433-3674. Entrada gratuita.
