Portal do Município de Piracicaba

Documentário Zario será exibido no Cinema nos Bairros, em Santana

Sessão gratuita acontece amanhã, 13/09, às 19h, no Salão de Festas de Santana

Por CCS / Publicado em 12/09/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem em preto e branco mostra três pessoas em um campo aberto. À esquerda, uma mulher jovem usa um boné e óculos escuros, olhando para a distância. Ela veste uma blusa preta de manga comprida e calças claras. Ao centro, um homem mais velho, com cabelos brancos e enrugado, usa um chapéu de palha e uma camiseta com uma estampa gráfica. Ele também está olhando para o lado. À direita, um homem de meia-idade, com um boné e uma camiseta branca, olha para o céu. Ele tem óculos de sol pendurados em sua camiseta. O fundo é um campo com algumas plantas mortas ou secas, e o céu está claro e sem nuvens. A luz do sol cria sombras nítidas nos rostos e corpos das pessoas.
Cena do Documentário Zario

O bairro de Santana recebe amanhã, sábado, 13/09, às 19h, a exibição do documentário Zario (2024), no programa Cinema nos Bairros. A sessão gratuita será realizada no Salão de Festas Santana, localizado na Praça Bôrtolo Vitti, em uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba – MISP.

Com direção de Thiago Altafini e produção da Urgência Filmes, o documentário apresenta a trajetória de Zario Vitti, conhecido como Jair Vitti, octogenário descendente de imigrantes italianos da região do Tirol. Filho do bairro de Santana, Zario trabalhou na lavoura e na construção civil, mas manteve viva sua paixão pela música, apresentando-se em bailes da região com seu saxofone.

A imagem em preto e branco mostra um idoso sentado em uma elevação de terra em um campo. Ele usa um chapéu de palha e uma camiseta com um logo que diz "DC Sports Co.". Em sua mão direita, ele segura uma vara ou cajado, apoiando-se nele. O campo ao redor parece ter sido cultivado, com sulcos visíveis no solo e restos de vegetação. Ao fundo, o céu está claro e uma linha de árvores pode ser vista no horizonte. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia, com o sol iluminando a cena. A composição da imagem foca no idoso e em sua conexão com a terra, transmitindo uma sensação de trabalho árduo e experiência.
A produção mostra Zario Vitti, mais conhecido como Jair Vitti, um homem octogenário descendente de imigrantes e um dos fundadores do bairro de Santana em Piracicaba.

O filme também mostra a descoberta que marcou sua vida. Ainda criança, Zario passou a colecionar lascas de pedra encontradas nos arredores do bairro. Ao longo das décadas, formou um acervo de artefatos pré-históricos que hoje é considerado por arqueólogos uma das maiores coleções de objetos líticos do Estado de São Paulo.

“O Misp tem como objetivo democratizar e fomentar o cinema e o audiovisual, e o Cinema nos Bairros faz parte dessa proposta de levar a cultura para perto da comunidade. A sessão em Santana é especial porque traz uma narrativa local. O documentário Zario conta a história de Jair Vitti e apresenta cenários do próprio bairro, permitindo que a população veja na tela grande a trajetória de um personagem que nasceu e viveu ali. É esse vínculo entre cultura, território e memória que buscamos fortalecer”, afirma o coordenador do MISP, Rober Caprecci.

GUARDIÃO DE MEMÓRIAS – Mais do que colecionador, Jair Vitti se tornou referência para pesquisadores da USP e de outras instituições. Seu acervo, cuidadosamente preservado e catalogado, contribui para a compreensão da presença indígena no interior paulista. A dedicação em reunir as peças e mantê-las no território de origem fez com que sua coleção fosse reconhecida como uma das mais importantes do Brasil, despertando novas pesquisas e ampliando a valorização da arqueologia em Piracicaba.
A obra, com 52 minutos de duração e classificação livre, aborda temas de arqueologia, etnologia e antropologia cultural, revelando um personagem que se tornou guardião de memórias e histórias da região.

O cartaz anuncia a exibição do documentário "ZARIO", dirigido por Thiago Altafini e produzido pela Urgência Filmes. A exibição ocorrerá no dia 13 de Setembro, às 19h30, no Salão de Festas Santana, localizado no bairro Santana. O cartaz também destaca a apresentação de Jair Vitti e a participação de diversas instituições, como o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Evolução, Cultura e Meio Ambiente (LAPECA), o Museu e Arqueologia Etnologia (MAE) da USP, o Círculo Trentino de Piracicaba e o SESC Piracicaba. Menciona ainda a disponibilidade da versão acessível do filme, com audiodescrição e legendas descritivas.
Divulgação Zario

SERVIÇO – Cinema nos Bairros: Zario (2024). No Salão de Festas Santana (Praça Bôrtolo Vitti – Santana). Sábado, 13/09, às 19h. Informações pelo telefone (19) 3403-2600.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.