Documentário sobre o cururu será lançado na segunda, 19/12, no Teatro do Engenho
O documentário Cururu Piracicabano, com direção de André Boaretto, da Alma Filmes, será lançado na segunda-feira, 19/12, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. Essa é a segunda produção do projeto Documentários, iniciativa da Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e célula Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), que terá o filme em seu acervo. O evento começa às 20h e tem entrada gratuita.

Cururueiro Moacir Siqueira é personagem no documentário
A produção foca em personagens conhecidos do estilo musical, que concederam entrevistas, entre eles Moacir Siqueira (falecido em maio deste ano), Toninho da Viola, Jonata Neto, Dirceu Chiodi, Mané Araújo, Milo da Viola e Sônia, além dos pesquisadores Alberto Ikeda e Toninho Macedo.
“O documentário enfoca em nossa cidade essa rica tradição folclórica típica do Vale do Médio Tietê. O filme captura, entre os ponteios da viola, depoimentos de pesquisadores e cantadores, grandes representantes da nossa tradição caipira”, observa o diretor da célula Misp de Piracicaba, Raul Rozados.
O projeto Documentários propõe o desenvolvimento de material audiovisual destinado a compor o acervo digital da Célula Misp, futuro Museu da Imagem e do Som de Piracicaba. A ideia é produzir uma série de documentários partindo da diversidade cultural da cidade, enfocada em suas imagens e sons. O acervo ficará à disposição da comunidade e da rede de ensino, servindo como registro histórico, fonte de pesquisa e para exibições públicas.

Toninho da Viola também está em Cururu Piracicabano
Este é o segundo trabalho do projeto. Além de Cururu Piracicabano, foi lançado em julho de 2014 Musicalidade Piracicabana, que trouxe um panorama da música em Piracicaba, abordando o folclórico, o popular e o erudito. A riqueza musical da cidade, no que se produz hoje e no que já foi produzido, aparece nos depoimentos de diversos artistas, representantes de vários estilos.
SERVIÇO – Documentário Cururu Piracicabano. Lançamento no dia 19 de dezembro, segunda-feira, às 20h, no Teatro Erotides de Campos. Livre para todos os públicos. Gratuito.
