Divulgados vencedores do 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba
Foram anunciados na tarde do último domingo, 20, em solenidade no Teatro Municipal Erotídes de Campos, as crianças e adolescentes que foram os vencedores do 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Na categoria entre 11 e 14 anos, o primeiro lugar foi para Pedro Fernandes Coelho, 11 anos, de Curitiba, Paraná (Escola Estadual Dona Branca do N. Miranda). Já a categoria entre 07 e 10 anos teve como grande vencedor Leonardo Sant' Ana Amancio, 9 anos, de Piracicaba (Instituto do Saber). O evento compõe a programação do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Cedhu Piracicaba (Centro Nacional do Humor Gráfico).
O curitibano Pedro desenha desde os 4 anos. Ele participa pela segunda vez do Salãozinho, tendo conquistado o terceiro lugar na sua primeira participação, no ano passado. O garoto retratou os ingleses dos Beatles. “É minha banda preferida, que conheci por meio do meu irmão de 15 anos, que também gosta muito. Minha música preferida deles é ‘Twist and Shout’”, contou. Já o piracicabano Leonardo, que participa pela primeira vez, foi premiado com uma escultura feita com material reciclável que retrata a mexicana Frida Kahlo. “peguei uma garrafa pet e coloquei areia. Depois fiz a massa de papel marche, pintei e modelei a Frida”, explicou.
Na categoria 11 a 14 anos, o segundo lugar ficou com Nicoli Gabrieli Fonseca Matavelli, 14 anos, de Piracicaba (E.E. Adolpho Carvalho) e o terceiro lugar com Caroline Aparecida Candido Firmino, 14, também de Piracicaba (E.E. Prof Catharina Casale Padovani). Receberam menções honrosas Juliana Camargo Gonçalves, 13, de Águas de São Pedro (Colégio São Vicente de Paulo); Luiza Paschoaletto Muradas, 14, de São Pedro (Colégio São Vicente de Paulo); Sofia Campos Martins de Araújo, 14, de Florianópolis, Santa Catarina (Escola Dinâmica) e Vinicius Lúcio de Lima, 11, de Mogi Mirim (Centro Educacional Edelweiss).
Já entre as crianças de 07 a 10 anos, a segunda colocada foi Bianca Caroline de Barros, 9 anos, de Piracicaba (E.E. Comendador Mário Dedini) e o terceiro lugar foi para Vitor Vilas Boas Nascimento, 10, Piracicaba (E.E. Prof Augusto Saes). As menções honrosas foram para as representantes piracicabanas Ana Laura Fischer Wenceslau, 10 (E.E. Prof Augusto Saes), Anna Júlia Araújo Boscariol, 7 (E.E. Prof e Ana Clara de Negri Kantovitz, 8 (Colégio Piracicabano).
QUALIDADE – “O Salãozinho é a ‘menina dos nossos olhos’. Tivemos um número muito positivo de trabalhos inscritos. E a qualidade dos selecionados tem sido ressaltada por toda a organização e pode ser conferida na exposição, no Engenho Central. Estamos muito felizes pelos belíssimos resultados que nosso Salãozinho tem obtido junto às crianças e adolescentes”, afirmou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
O presidente do 42º Salão Internacional de Humor, Jairinho Mattos, ressaltou o evento voltado aos pequenos. “Trata-se de um diamante que a cada ano é lapidado. Já é uma realidade e é pedagógico”. Para o presidente do Conselho Consultivo, Adolpho Queiroz, “Piracicaba tem vários privilégios, entre eles o Salãozinho. É muito gratificante ver a capacidade e a observação da realidade desses jovens artistas”, opinou.
O júri de seleção e premiação foi formado por Maria Luziano (ilustradora e designer gráfico), Daniel Ponciano (ilustrador e cartunista) e Erasmo Spadotto (ilustrador e cartunista), que escolheram, entre os 3.265 recebidos, os 212 desenhos que estão expostos, desde o dia 22 de agosto, no Armazém 5 do Engenho Central, próximo à Passarela Pênsil.
PARCERIA – O Salãozinho de Humor de Piracicaba surgiu com o objetivo de usar o desenho como uma ferramenta de conhecimento e uma forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor. O projeto conta com parceria entre a Semac e o Cedhu com a Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria de Estado da Educação. O patrocínio cultural é da CCR AutoBan e Instituto Arcor.
Por meio da parceria é realizado o curso “Humor em Sala de Aula”, que tem como objetivo subsidiar os professores da rede pública e particular na utilização da linguagem do humor gráfico em sala de aula, em exposições itinerantes nas escolas da rede Estadual de Ensino, com a proposta de tornar acessível o contato dos estudantes com obras do acervo do CEDHU e em palestras nas escolas da rede estadual.
