O Disque-Denúncia registrou, no mês passado, 214 ligações da região de Piracicaba segundo balanço da ONG Instituto São Paulo Contra a Violência, mantido por entidades empresarias.

O tráfico de entorpecentes, que ainda lidera o ranking, teve crescimento expressivo no número de denúncias passando de 89 para 133 na região de Piracicaba. Nos meses anteriores á média era de 100 denuncias mês.

Em Capivari, o registro de denúncias foi de 19, sendo oito de tráfico de entorpecentes, cinco referente a jogos de azar e também denúncias contra estelionato, maus tratos contra criança, central telefônica clandestina, crueldade contra animais e maus tratos registrando uma ligação para cada item.

Já as outras cidades da região como Charqueada, Iracemápolis, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Elias Fausto, Mombuca e São Pedro, receberam em média quatro denúncias.

A ONG Instituto São Paulo Contra a Violência registrou também 18 casos resolvidos em Piracicaba. Foram solucionados quatro casos de tráfico de entorpecentes, três portes ilegais de arma e munição e três casos de homicídio. Roubo a estabelecimento comercial, maus tratos contra idoso e bebidas alcoólicas registraram dois casos solucionados em cada item e receptação e fogos de artifícios/balões um caso.

Segundo o coordenador do Disque-Denúncia, Pedro Paulo Talin, as denúncias são importantes para a atuação das autoridades e podem ser feitas pelo número 181.

Todas as denúncias são mantidas em total sigilo e não é necessário o denunciante se identificar. Ao fazer a denúncia, o reclamante recebe senha para acompanhar as medidas tomadas pelas autoridades em relação ao caso.

Balanço

Desde que foi implantado, o Disque-Denúncia na região de Piracicaba, no início do segundo semestre do ano passado, foram registradas 3.116 denúncias em toda região.

No total, foram 1.627 no segundo semestre de 2005 e 1.419 no primeiro semestre de deste ano. Nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, o disque-denúncia já registrou 726 ligações da região de Piracicaba, registrando total de 2.145 ligações no ano de 2006.