O Disque-Denúncia recebeu no mês passado 170 ligações da região de Piracicaba, segundo balanço da ONG Instituto São Paulo Contra a Violência, mantido por entidades empresarias.

O tráfico de entorpecentes, que ainda lidera o ranking, registrou aumento no número de denúncias de 90 para 96. Em segundo está o Porte de arma e munição e também o porte de entorpecente com 9 casos cada.

Segundo o coordenador do Disque-Denúncia, Pedro Paulo Talin, as denúncias são importantes para a atuação das autoridades e podem ser feitas pelo número 181.

Todas as denúncias são mantidas em total sigilo e não é necessário o denunciante se identificar. Ao fazer a denúncia, o reclamante recebe senha para acompanhar as medidas tomadas pelas autoridades em relação ao caso.

Balanço

Desde que foi implantado, o Disque-Denúncia na região de Piracicaba, no início do segundo semestre do ano passado, foram registradas 3.116 denúncias em toda região.

No total, foram 1.627 denúncias no segundo semestre de 2005 e 1.419 no primeiro semestre de deste ano. Segundo informações de integrantes do Comitê de Segurança, neste semestre será incrementada novamente a divulgação do Disque-Denúncia 181.

O Comitê lembrou ainda que a participação da população nas denúncias é fundamental para que os órgãos de segurança possam agir de forma prática e eficaz.