O Disque-Denúncia recebeu, no mês passado, 238 ligações na região de Piracicaba, segundo balanço da ONG (Órgão Não-Governamental) Instituto São Paulo Contra a Violência, mantido por entidades empresarias.

O Tráfico de Entorpecentes ainda lidera o ranking na maioria das cidades da região. Em Piracicaba, por exemplo, foram 128 denúncias de Tráfico de Entorpecentes, já em São Pedro foram seis e Capivari três. Segundo informações da ONG, depois de Piracicaba, as cidades que mais denunciaram no mês de abril foram São Pedro (11) e Capivari (8).

Para denunciar, a pessoa deve ligar para o número 181, não é necessário se identificar e toda informação é mantida em total sigilo.

Segundo o coordenador do Disque-Denúncia, Pedro Paulo Talin, a central conta com agentes não policiais, que recebem a informação e fazem o registro. O denunciante recebe senha para acompanhar as medidas tomadas pelas autoridades em relação ao caso.

Casos resolvidos

No mês de abril foram 18 casos solucionados em Piracicaba, depois de denúncias da população em meses anteriores. Entre os casos está a apreensão de diversas peças de automóveis, motos e alguns acessórios (som para automóvel) no Jardim Sônia, material para falsificação de notas fiscais na Vila Verde, cheques e espelhos de uma cédula de identidade na Vila Resende, três máquinas caça níqueis, mesas, cadeiras, fichas, baralhos para jogos de carta no bairro Alto além de embalagens e produtos alimentícios sem identificação no Santa Rosa / Ypês.