O Disque-Denúncia 181 recebeu no mês passado, segundo balanço da ONG Instituto São Paulo Contra a Violência, 161 ligações da região de Piracicaba.
Como todos os meses, o tráfico de entorpecentes ainda lidera o ranking. Em setembro foram 89 denúncias na cidade de Piracicaba, três em São Pedro, cinco em Capivari e uma em Rafard, totalizando 98 telefonemas.
Com 145 denúncias na cidade, o porte de armas e munição caiu da segunda para a terceira posição e os maus tratos contra o idoso subiu para a segundo colocação com sete denúncias. Entre as cidades da região que mais denunciaram, Capivari lidera com sete denúncias seguido de São Pedro com quatro e Rio das Pedras com duas.
Em Piracicaba, 12 casos foram resolvidos no mês de setembro. Segundo informações da ONG, entre as denúncias feitas pela população, estão três apreensões de porte iliegal de armas e munição, duas autações em postos de combustivel por adulteração e duas apreensões por tráfico de entorpecentes, mostrando assim a eficiência do trabalho feito pela ONG.
Segundo o coordenador do Disque-Denúncia, Pedro Paulo Talin, as denúncias são importantes para a atuação das autoridades e podem ser feitas pelo número 181.
Todas as denúncias são mantidas em total sigilo e não é necessário o denunciante se identificar. Ao fazer a denúncia, o reclamante recebe senha para acompanhar as medidas tomadas pelas autoridades em relação ao caso.