O prefeito de Piracicaba Barjas Negri lançou oficialmente, hoje (05), a campanha do Disque Denúncia – 181, com abrangência regional e envolvimento de 11 das 14 prefeituras que compõem a Aderp (Agência Desenvolvimento da Região de Piracicaba). A campanha recebe apoio das corporações militar e civil, entidades empresariais, ONGs, empresas e outros segmentos. O objetivo é reduzir a criminalidade e a violência na região, que tem aproximadamente 520 mil de habitantes.

A intenção a partir do lançamento, segundo o prefeito, é divulgar o número 181 – Disque Denúncia, ligação gratuita, e o denunciante tem garantia de sigilo absoluto. “Não precisa se identificar para passar a informação sobre qualquer ocorrência de interesse policial”, enfatiza Barjas. A campanha teve o planejamento de mídia desenvolvido por Cristiane Lopes Fernandes e Felipe M. Teixeira, funcionários do Centro de Comunicação da Prefeitura de Piracicaba.

As peças publicitárias da Prefeitura de Piracicaba são 2.000 cartazes, 50 mil flyers, 30 faixas, 500 adesivos para ônibus e caminhões, 5.000 adesivos para carros e inserções em rádios. O objetivo da campanha é promover a mobilização pública sobre a importância do Disque Denúncia e desenvolver com a sociedade a prática da colaboração com as polícias na luta contra o crime organizado.

“O Disque Denúncia é considerado hoje serviço de utilidade pública do país”, informou Pedro Paulo Talin, integrante do Instituto São Paulo Contra Violência. Segundo ele, este programa consegue colocar um policial em cada esquina e há ainda o anonimato do denunciante. “A iniciativa traz segurança maior às empresas. Isto pode trazer mais emprego e renda à Piracicaba e região”, disse José de Jesus Vaz, presidente do Simtec.

Luiz Henrique Zago, delegado da Seccional, elogiou a iniciativa do prefeito Barjas e lembrou que já existe atuação da comunidade, mesmo que pequena, junto ao Disque. “Em muitos casos nossos a investigação depende de denúncia. Agora com o anonimato, acredito que vai ter participação maior da população”, falou Zago. Segundo o Major Félix da Polícia Militar, “não há como falar na PM trabalhando sozinha; hoje é necessário o apoio da comunidade para diminuir a violência”.

O Disque Denúncia foi apresentado ao prefeito Barjas Negri no início deste ano, por membro da Organização-não governamental “Instituto São Paulo Contra a Violência”. O serviço consiste numa central de recebimento de ligações, formada por agentes não policiais, que recebem a denúncia e registram. No ato, o denunciante recebe uma senha alfa-numérica (números e letras), para acrescentar informações ou apenas acompanhar o caso. Após a análise é encaminhado para ação da polícia.

Barjas pediu ao comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, e ao secretário de Indústria e Comércio, Luciano Almeida, que fossem conhecer os modelos de Disque Denúncia de Campinas e o de São Paulo. Posteriormente, discutiu os dois tipos com empresários e entidades e promoveu em Piracicaba debate com os dirigentes da ONG “São Paulo contra a violência”.

A criação do Disque Denúncia em São Paulo, por exemplo, contribuiu para a queda da taxa de homicídios. Enquanto em 1995 tinha 45,02 por grupo de 100 mil habitantes; em 2003 este número caiu para 40,20. Piracicaba e região já são atendidas pelo programa e com a massificação da divulgação, acredita-se que aumentará a eficiência no combate ao crime e, também, o número de ligações e denúncias.

O prefeito disse que para a manutenção da campanha precisará do apoio de associações, sindicatos e do empresariado. Os primeiros apelos já obtiveram ressonância com o engajamento na segunda etapa das empresas VCP (Votorantim Celulose e Papel) e Erling Klinger. A Acipi, por exemplo, já manifestou interesse em apoiar o Disque Denúncia, entidade que defendeu a implantação do serviço.

Participaram do lançamento Aldano Benetton e Benedicto Jorge, Piracicaba 2010; José Roberto Bellintani, Instituto São Paulo Contra a Violência; Mario Luiz Fernandes e João Carlos T. Gonçalves, Aetup; Teresa Blasco, VCP – Piracicaba; Flavio Eduardo V. B. Castellar (diretor), Carlos Borsari (presidente) e Augusto Cardinali Junior, Aderp; Luciano Almeida, Secretário da Indústria e Comércio, Silas Romualdo, Comandante da Guarda Civil de Piracicaba.

CAMPANHA REGIONAL

A partir dos municípios que compõem a Aderp

(Agência de Desenvolvimento da Região de Piracicaba) –

HABITANTES *