Dirigentes, técnicos e atletas estiveram reunidos na última terça-feira (5) com o prefeito Barjas Negri e o secretário municipal de Esportes, Pedro Mello. O encontro que contou ainda com a participação de assessores técnicos da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e realizado no prédio do Centro Civico tratou sobre o planejamento do esporte piracicabano para as próximas competições que serão realizadas no segundo semestre como os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Além disso, o encontro contou com a participação de representantes das entidades/associações que tiveram seus projetos aprovados nos chamamentos públicos realizados pela Selam atendendo assim as determinações da Lei Federal 13.019/2014, de 31 de julho de 2014, e que visa o desenvolvimento do esporte no município, bem como a montagem das equipes de competição e a representação da cidade nas competições oficiais contribuindo assim para o desenvolvimento do esporte local.

O prefeito Barjas Negri desejou um bom planejamento aos dirigentes e observou que o ano passado foi difícil para o esporte local devido ao processo de adequação ao Marco Regulatório, que mudou as regras para as parcerias e convênios. “Felizmente, os problemas foram superados e todas as equipes precisam agora arregaçar as mangas e trabalhar com entusiasmo. Tenho certeza de que vamos manter a mesma qualidade de trabalho dos anos anteriores”, enfatizou.

Barjas Negri pediu também que os profissionais desenvolvam ações sociais, especialmente nos bairros mais carentes da cidade, como o Bosques do Lenheiro. “É um desafio que eu faço. No Bosques temos 1,3 mil famílias que ficam estigmatizadas, mas não deveriam ficar. Aquela juventude precisa da nossa atenção e de uma oportunidade. O bairro tem estrutura e se vocês puderem desenvolver ações, agradecemos muito. A Prefeitura faz os investimentos em estrutura, mas se as ações sociais não acontecerem, aqueles jovens ficam sem perspectivas. São atividades importantes, seja no esporte, na cultura ou na educação, principalmente nesse período de crise econômica que o país atravessa. Quando a economia melhorar e o cenário de trabalho também melhora, novas oportunidades surgirão”.

Pedro Mello falou sobre a importância dos atletas na recuperação dos jovens, principalmente da periferia. “Vocês são os espelhos para trazer aqueles jovens para o esporte”.

Os 62ºJogos Regionais da 3ª Região Esportiva no qual Piracicaba está inserida acontece de 3 a 14 de julho em São Carlos. Já os 82º Jogos Abertos do Interior serão realizados de 17 a 29 de setembro em Rio Claro.

* Colaborou Romualdo Cruz Filho (Secretaria de Saúde)