Na manhã do dia 21 de maio, diretores e supervisoras da Rede Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, estiveram na Sede da Secretaria Municipal de Educação para palestras de orientações e instruções a respeito da desinsetização nas escolas.
A equipe da empresa responsável pelo trabalho, Helpinsect – Controle de pragas- explicou como funciona todo o processo de desinsetização e desratização feito nas escolas, bem como os cuidados a serem tomados e as orientações a serem seguidas.
A Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa ressaltou que a responsabilidade é muito grande e todo o trabalho é uma parceria. “Como são 117 prédios escolares, além dos Centros de Educação Digital e setores administrativos, precisamos da colaboração dos gestores das escolas para que não ocorram problemas / reações alérgicas”, disse.
Nas escolas, a desinsetização é realizada na cozinha e salas em geral. A aplicação é feita por pulverização de inseticida líquido nos rodapés. Nos berçários e lactários o cuidado é dobrado. Um gel inseticida inodoro é aplicado atrás das pias e tanques, locais onde os bebês não terão acesso. Após a desinsetização, é necessário deixar a unidade aberta para ventilação, as iscas para ratos não devem ser tocadas e qualquer pessoa que apresentar sintomas alérgicos, deverá procurar o Setor de Saúde Escolar pelo telefone 3435-6869.
Além disso, para crianças menores de 5 anos, idosos, alérgicos, asmáticos, gestantes, lactantes e pessoas em tratamento médico é recomendável retornar à escola após 24 horas e depois da limpeza geral da unidade.