A Secretaria Municipal da Ação Cultural, por meio da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, em parceria com o Centro de Documentação Cultura e Política Negra, e Secretaria do Estado da Cultura através da Assessoria de Gênero e Etnias, realizou na noite de ontem (26), o lançamento oficial do programa Difusão Cultural Afro-Brasileira de Piracicaba, no Parque do Engenho Central.

O programa Difusão Cultural tem como objetivo apresentar as diversidades culturais à comunidade, promover e divulgar as diversas manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, capacitar líderes comunitários e agentes multiplicadores para difundir conhecimento sobre a história e cultura da África e promover convívio saudável entre pessoas de várias etnias.

Segundo Maria Benedita Pinto da Secretaria do Estado, assessora de Gêneros e Etnias da Secretaria do Estado,essa parceria com a Secretaria da Ação Cultural tem o objetivo de trabalhar com várias etnias em Piracicaba através do curso de História Africana. “O curso enfoca a origem e a cultura da população, proporcionando o conhecimento aos pesquisadores e até mesmo às donas de casa”, disse.

A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolesi, disse que quando assumiu a Cultura, os projetos eram limitados, atualmente, com apoio dos coordenadores, possui ramificações antes desconhecidas. “Tínhamos um desafio de mudar o projeto. A pesquisa foi extensa e proporcionou melhorias na questão didática da cultura brasileira. Nosso povo deve muito aos afro-descentes”.

O prefeito Barjas Negri, agradeceu o esforço dos pesquisadores e de todos os presentes e lembrou que o país deve muito aos afro-descentes, mas o estado de São Paulo deve mais. “Temos que reconhecer isso. A riqueza de São Paulo foi construída em cima do trabalho escravo. Não foi só a questão econômica que contribuiu para o nosso crescimento, mais principalmente a riqueza. Desejo êxito na Difusão Cultural”.

Difusão Cultural Afro-Brasileira:De acordo com o elaborador do projeto Antonio Filogênio de Paula Júnior, o projeto garante a inserção de Piracicaba nas pesquisas, divulga a cultura negra e torna a Biblioteca Municipal mais atuante.

A programação tem inicio hoje (27), na Biblioteca Municipal com aula inaugural do Curso de História e Cultura da África e Afro-Brasileira, com participação de professores da Unesco de São Paulo.

O Difusão Cultural conta com cinco projetos para 2006: Curso de História e Cultura da África e Afro-Brasileira; Workshop da cultura da África e Afro-Brasileira nos bairros, Banco de Dados, Acervo de Documentação ( que consiste na implantação de um acervo de matérias bibliográficos) específico sobre a cultura africana, incentivo e assessoria a pesquisa da comunidade negra de Piracicaba, inserção nas práticas culturais da cidade.