Lançado oficialmente no último dia 26 de abril, no Engenho Central, o programa Difusão da Cultura Afro-Brasileira, como seqüência das suas atividades está promovendo o curso de capacitação de História e Cultura da África e Afro-Brasileira, pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Gêneros e Etnias, com participação de professores da Unesco de São Paulo. O curso acontece na biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”.

O curso está sendo ministrado para professores da Rede Municipal de Ensino e para agentes multiplicadores. A aula acontece às quintas-feiras, das 13h às 17h e vai até o final de julho. Embora o total previsto para participar do curso fosse 60 pessoas, devido a demanda foram criadas mais 20 vagas.

Este público capacitado pelo curso, num segundo momento, como parte do cronograma de atividades do programa Difusão, deverá ministrar workshops de História da África e Afro-Brasileira. Os workshops serão realizados nos bairros Paulicéia, Vila África (Vila Independência), Cecap e Mário Dedini.

Antônio Filogênio de Paula Júnior (Juninho) informou que além do curso, está em andamento e deverá ter ações permanentes, a formação do Banco de Dados e Acervo de Documentação e Incentivo à Cultura das comunidades Negras Afro Brasileira de Piracicaba.

Juninho também informou que permanece aberta a visitação pública na Biblioteca Municipal, à rua do Rosário, 833, Centro, as exposições História e Cultura Afro-Brasileira, no andar térreo e História da Cultura da África, no 1º andar. A visitação pode ser feira de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e no sábado das 8h às 12h.

Para o próximo dia 11, às 15h, no teatro Municipal Dr. Losso Netto, está marcado o encerramento oficial das oficinas de dança, ministradas pelo bailarino Leonardo Sandoval, para cerca de 200 crianças das Escolas Municipais de Educação Complementar (Emecs) da Paulicéia, Boa Esperança, Vila Cristina e Novo Horizonte.