Diego Figueiredo se apresenta hoje, 20/09, em Piracicaba
Diego Figueiredo se apresenta hoje, 20/09, em Piracicaba | Foto: João Henrique Steffen

Diego Figueiredo, considerado gênio do violão e da guitarra e um dos maiores instrumentistas no cenário mundial atual – sendo indicado ao Grammy Awards 2019, na categoria de melhor arranjo – apresenta em Piracicaba (SP) a turnê A História do Violão Brasileiro” com show gratuito hoje, quarta-feira, 20/09, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

Premiado pelo ProAC, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da (Semac) Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal.

Com 30 CDs e 3 DVDs lançados, além de shows em mais de 60 países, Diego Figueiredo apresenta a música instrumental brasileira, com foco na importância do violão, cronologicamente à história de seus grandes representantes como Dilermando Reis, Baden Powell, Luis Bonfá, Bola Sete, Paulinho Nogueira e Laurindo Almeida.

O show traz ainda um repertório autoral de bossa nova, jazz e blues, e também músicas conhecidas do grande público, de mestres como Tom Jobim, Villa-Lobos e Vinicius de Moraes, além de obras clássicas do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga.

Radicado nos EUA, o músico desembarca de uma turnê pela Groenlândia e Canadá direto para o show em Piracicaba, uma das cidades contempladas com o projeto A história do violão brasileiro. No palco, ele estará acompanhado dos renomados músicos Marcílio Garcetti (percussão) e Alexandre Martins (teclado).

Diego é reconhecido por sua maneira única de tocar, extremamente virtuosa, moderna e inovadora, unindo a música brasileira ao jazz. “A música instrumental brasileira é riquíssima e talvez seja nosso maior patrimônio. No exterior, é o gênero que mais nos representa, por isso, neste projeto, vamos priorizar a excelência musical oferecendo ao público um show de nível internacional, ressaltando a música instrumental em sua essência e mais alta relevância”, diz o músico.

O projeto A história do violão brasileiro tem como objetivo democratizar a música e a cultura, formar plateia, fomentar a música instrumental e construir perspectivas de ampliação e valorização do instrumentista brasileiro. Por isso, hoje pela tarde, Diego realizou um workshop gratuito com os alunos da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu.

A turnê contempla oito cidades do interior do estado de São Paulo: Franca, Ribeirão Preto, Campinas, São Joaquim da Barra, Piracicaba, Americana, Barretos e Brodowski.

Diego Figueiredo – Show A história do violão brasileiro

Data: quarta-feira (20/09)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública Municipal – Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro – Piracicaba/SP