Dia Municipal de Luta contra a Hepatite C é lançado na Câmara de Vereadores
Sob coordenação do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a ONG Mão Acolhedora – Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais, o Dia Municipal de Luta contra a Hepatite C foi oficialmente lançado na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, quando a data passará a ser lembrada.
O projeto de lei que institui a data comemorativa é de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes. Além de estabelecer a data no calendário oficial do município, a lei 5.702/2006 prevê a implantação de um programa de prevenção e tratamento da hepatite C no município, facilitando e promovendo o acesso às políticas públicas e ao tratamento da doença, além de campanhas de esclarecimento e prevenção.
“A informação é a melhor forma de prevenção. Estamos trabalhando firmes na questão da hepatite C, com apoio de parceiros como a Mão Acolhedora, e essa data é essencial para lembrar as pessoas sobre a importância de se fazer o teste como prevenção à doença”, afirmou Moisés Taglietta, coordenador do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), da Secretaria Municipal de Saúde.
“A doença não escolhe sexo, faixa etária, credo ou qualquer outra característica. Pelos hábitos de desinfecção e esterilização utilizados no passado, pessoas com mais de 40 anos acabaram por se expor à infecção sem que sequer tenham conhecimento. Por isso é tão importante que se faça o teste”, alertou Paulo Soares, diretor da Mão Acolhedora.
Durante o lançamento da data oficial, ocorrido na Câmara de Vereadores, profissionais do Cedic, realizaram testes rápidos de hepatite C, hepatite B, sífilis e HIV em quem passou pelo local. Funcionária do Legislativo, a auxiliar de serviços gerais Maria Inez Rissato de Andrade, 67 anos, fez o teste nesta quinta-feira pela primeira vez. “Nunca havia pensado em fazer. Considero importante, pois a gente fica tranquilo sabendo se temos ou não a doença”, disse.
Colega de Maria Inez, Rosângela de Paula, 67, também fez o teste pela primeira vez. “Com certeza é muito importante para se precaver e cuidar da minha saúde”, afirmou a auxiliar de serviços gerais.
