Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado com festa pela Sedema
Como parte do calendário das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 05 de junho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, lançou na manhã desta quinta-feira (05/06) o Projeto Adote Uma Nascente para a região dos Bairros Costa Rica e Belvedere. O evento contou com apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Aguas do Mirante, Empresa Inteligência Ambiental e Social – EIAS e das Escolas: Estadual “ Prof. Atílio Vidal Lafrata”, e Municipal “João Oriani”.
O Prefeito Gabriel Ferrato elogiou a iniciativa e agradeceu o envolvimento de todos, em especial das escolas e da comunidade no projeto. O Prefeito lembrou dos problemas decorrentes da escassez hídrica geral e a importância da preservação dos recursos hídricos locais.
Ao falar sobre a importância da água para nossa sobrevivência, o secretário Rogério Vidal citou a música do cantor Guilherme Arantes – “Planeta Água”. Vidal comentou que, apesar da abundância de agua, 99 % da água do Planeta não está disponível para o consumo. Segundo ele, um levantamento do Semae constatou a existência de 5.300 nascentes no município, além de doze bacias entre elas, quatro definidas pelos técnicos como prioritárias e uma delas poderá ser utilizada no futuro. Mas, para isso, serão necessárias ações para que elas se mantenham preservadas, comentou Vidal “se a comunidade não se envolver, o poder público sozinho não terá êxito nesta tarefa”.
Além do Prefeito Gabriel Ferrato e do secretário Rogerio Vidal, o “Adote uma Nascente” contou com a presença do Deputado Estadual, Chico Sardelli, dos vereadores João Manoel, Pastor Luizinho e Pedro Cruz. Ainda, Isaura Bonatto Mazutti integrante da Comissão de Eventos Cívicos, Diretor Regional de Ensino Fábio Negreiros, Maria Aparecida Draheim , gestora de projetos ambientais do Aguas do Mirante, José Orlando de Almeida, coordenador de eventos da Sedema, biólogo Dr.Wilson Marcelo da Silva, doutor em botanica, Cabo Guaracy, bombeiro educador e também representantes e lideranças do Bairro Costa Rica e Belvedere.
Mais de 200 alunos das duas escolas estiveram presentes, além de professores, coordenadores. Durante o mês de maio os alunos destas escolas participaram de oficinas apresentadas pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA e da Empresa de Inteligência Ambiental e Social – EIAS. O evento encerrou com o plantio de 200 novas árvores pelos alunos e pelos presentes à cerimonia.
Gabriel de Góies Castro de 13 anos, aluno e orador do Grêmio Estudantil Attílio Vidal Lafratta, criou junto com a coordenadora Márcia Sanches e a diretora Vera Lúcia Isidoro, o texto transcrito abaixo:
“Me chamo Gabriel de Goes sou orador do Grêmio estudantil da Escola Estadual Attilio Vidal Lafratta e venho a público em nome dos alunos e pais desta instituição de ensino, render os sinceros agradecimentos a Nossa diretora Vera Lucia Isidoro e sua equipe de trabalho, em parceria com o poder público, por não desistir das lutas das convicções de fazer educação com qualificação. O lançamento do Projeto ”Adote Uma Nascente” vem de encontro com nossas necessidades enquanto seres relacionais, afinal precisamos de natureza e de horizonte. Essa proposta incuti em nós valores perenes como: afeto, cumplicidade, respeito e muita responsabilidade. Sendo assim, no dia de hoje está posto a todos o sentir e contemplar com atenção todos os movimentos da natureza, sua leveza, cor, vida, enfim um desfrutar sabido deste espaço enquanto adotantes. Desta forma, faz se necessário compreender que o horizonte e o infinito sempre nos lembrarão de que existem muitas coisas boas além de nós mesmos, e de nossas vidas, quando nos mobilizamos unindo todas as forças para transformar espaço público como lugar melhor para se viver”.
Sobre a parceria de escolas em ações de conscientização da secretaria, Milena Barbosa de Lima da Rocha, supervisora de ensino vê esta atividade de forma muito motivadora – “além de enriquecer o conteúdo didático esta ação no bairro auxilia a desenvolver a consciência e o cuidado com o local onde eles vivem”.
O “ Adote Uma Nascente” faz parte do calendário das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente que vai até o dia 28 de junho com uma programação extensa que deverá acontecer em diferentes pontos da cidade.
Acompanhe esta e outras notícias, com fotos, diariamente pelo site da Sedema – através do ícone SEDEMA EM AÇÃO o andamento das obras, ilustradas com fotos:
Site oficial: http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br
Página Auxiliar: http://sedema.wix.com/sedema
