Amanhã (7 de abril) é o Dia Mundial da Saúde, de acordo com data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, fundamentada no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.

Em Piracicaba, a data será lembrada nesta sexta-feira com diversas atividades de educação em saúde, que serão realizadas das 9 às 16 horas, na Praça José Bonifácio, onde serão montados alguns estandes com diversos programas da Secretaria Municipal de Saúde, além de uma tenda para exibição de vídeos educativos com abordagem de temas para gestantes, hipertensos, diabéticos, sexualidade na adolescência, prevenção às DST/AIDS, planejamento familiar, entre outros.

De acordo com a Assessora da Secretaria de Saúde, Sandra Vidal, a data será utilizada pela Prefeitura como uma oportunidade para esclarecer a população por meio de ações educativas sobre a promoção da saúde.

Estarão à disposição para esclarecimentos à população os representantes de diversos programas e órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, entre eles Zoonoses, Saúde Bucal, Casap, CESM- Centro Especializado em Saúde da Mulher, Saúde Mental, Unidade Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, CEDIC, Vigilância Epidemiológica.

Durante o evento, as pessoas poderão visitar os estandes para aferir a pressão arterial, crianças e idosos poderão fazer exames auditivos. Além disso, irão receber orientações sobre saúde mental, alimentação balanceada, alimentação a partir da soja, escovação dentária correta, primeiros socorros, , aids, dengue e febre maculosa. Também estão programados vários exercícios físicos, treinamentos de postura, aferição do peso e outros.

Ainda nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras(Selam) estará na Praça José Bonifácio, com cama elástica e atividades físicas e em diversos pontos da cidade, às 7h30, no Centro Cívico, com ginástica chinesa, das 8 às 8h30, Biblioteca Municipal, com ginástica laboral, alongamento no Parque da Rua do Porto, ginástica para 3ªIdade, na Vila Cristina e ginástica chinesa, no barracão da 3ªIdade.

As atividades da Semana da Saúde estão sendo promovidas pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com a ONG “Plena Vida” e apoio de vários parceiros desde o último dia 4.

A Semana será encerrada com mais duas atividades no sábado, no Supermercado Carrefour – Nova Piracicaba e com a Cavalgada Terapêutica, no trecho rural entre Piracicaba e Rio das Pedras. A saída da “Cavalgada” será em frente à Estação da Paulista. Inscrições da “Cavalgada” acontecem na ONG Plena Vida, com objetivo de também promover a integração dos grupos de cavaleiros de Piracicaba e de Rio das Pedras, finalizando com almoço de confraternização.

Os parceiros da Semana são: Carrefour, Unimep – Curso de Farmácia, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Motoristas de Transporte de Carga, Secretaria Estadual da Saúde – DIR – XV, AudFocus, Meiorito, Clube dos Cavaleiros de Rio das Pedras, Amhpla, Colégio Industrial e Relótica e Diretoria de Ensino.